UNEARTHED é tema do Torneio SESI de Robótica
SÃO LUÍS – A temporada 2025/2026 do Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão já tem data marcada para movimentar estudantes, educadores e entusiastas da ciência e da tecnologia. Com o tema “UNEARTHED”, a nova edição convida jovens de 9 a 19 anos a explorarem as camadas do solo e os mistérios da arqueologia, em uma proposta que conecta passado, presente e futuro por meio da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM). A etapa regional será realizada nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, no SESI Clube Araçagi e reunirá equipes do Maranhão e de outros estados.
A temática “UNEARTHED” desafia os participantes a desenvolverem projetos de inovação inspirados na arqueologia, programarem robôs para cumprir missões em uma mesa que simula um sítio arqueológico e aplicarem, na prática, os Valores Essenciais da FIRST® LEGO® League, como trabalho em equipe, respeito mútuo e competição amigável. A competição é dividida nas categorias FIRST® LEGO® League Challenge (FLL), STEM Racing™ e FIRST® Tech Challenge (FTC), totalizando 79 equipes de FLL, 13 de STEM Racing e 5 de FTC nesta edição regional.
Para a superintendente do SESI Maranhão, Regina Sodré, o torneio vai além da disputa. “O Torneio SESI de Robótica é uma poderosa ferramenta de transformação educacional. Ele desperta o pensamento crítico, estimula a criatividade e prepara nossos jovens para os desafios do futuro, ao mesmo tempo em que fortalece valores humanos essenciais para a vida em sociedade”, afirma. Segundo ela, a proposta do SESI é democratizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, envolvendo estudantes da Rede SESI de Educação, escolas públicas, privadas e equipes independentes.
No FIRST® LEGO® League Challenge, equipes formadas por jovens de 9 a 15 anos constroem e programam robôs de LEGO® para executar tarefas em uma mesa de 2,44 x 1,22 metros, além de apresentarem uma solução inovadora para um problema real relacionado ao tema da temporada. Já no FIRST® Tech Challenge, estudantes constroem robôs de até 45 cm³, utilizando sensores, motores e estratégias avançadas para cumprir missões em uma arena de 3,66 x 3,66 metros, conciliando autonomia, controle e trabalho em equipe.
O STEM Racing™, antigo F1 in Schools, une engenharia, design e empreendedorismo. Nele, alunos a partir de 9 anos projetam minicarros de Fórmula 1 em software 3D, constroem protótipos, testam desempenho em pistas de 20 metros e apresentam planos de negócios e identidade de marca, simulando o ambiente de uma startup tecnológica.
O evento celebra a parceria entre o SESI Maranhão, a FIRST® e o Grupo LEGO®, consolidando o estado como referência na promoção da educação científica e da inovação. Ao reunir equipes do SESI Maranhão, do Piauí, Paraná, Pará, além de escolas públicas com o Prototipando Sonhos e equipes independentes de estados como Paraíba e Alagoas, o torneio reafirma seu caráter inclusivo e colaborativo, fortalecendo o ecossistema educacional e preparando uma nova geração de talentos para transformar o futuro.
Informação: Fiema



0 comentários:
Postar um comentário