quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Iniciativa do Projeto Inova Indústria oferece formação para empresários e profissionais da área

 

SÃO LUÍS – A Masterclass Panificação e Confeitaria reuniu empresários e profissionais do setor em São Luís. Ação integra o Projeto Inova Indústria, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com o Sebrae Maranhão e correalização do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (SINDIPAN). Durante três dias, de 09 a 11/02, a formação intensiva abordou tendências de consumo, demandas atuais e estratégicas para esse segmento da indústria alimentícia.

Com execução do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), a formação foi estruturada a partir de três temáticas centrais: fermentação natural, técnicas de congelamento e produção de produtos sem glúten e sem lactose. Especialista em panificação avançada e instrutora do SENAI-MA há mais de dez anos, Geovana Campos destaca que o objetivo da formação é proporcionar uma imersão completa nas técnicas trabalhadas, garantindo que cada etapa seja compreendida e aplicada na prática, seguindo a metodologia de ensino do SENAI.

A masterclass apresenta como enfrentar gargalos reais da indústria que impactam diretamente na qualidade do produto e na lucratividade da empresa. “Como indústria, precisamos sempre pensar em inovar, acompanhando as demandas do mercado. Por exemplo, com as técnicas de congelamento, os participantes aprendem a lidar melhor com gestão de produção e estoque, validade dos produtos e redução de perdas. Quando esses processos não são organizados, especialmente em períodos de alta demanda, o resultado é prejuízo financeiro e perda de clientes”, destacou Maycon Diniz, instrutor do SENAI-MA.

O empresário Cristiano Prattes, proprietário da Padaria Sabor de Minas e associado ao SINDIPAN, participou da masterclass com o objetivo de buscar inovação e identificar novas oportunidades para ampliar o portfólio da empresa. “O desenvolvimento de produtos sem glúten e de fermentação natural despertaram o meu interesse em participar da formação, pois acredito que representam uma demanda crescente e uma grande oportunidade de mercado. A expectativa agora é aplicar os conhecimentos diretamente na rotina produtiva da padaria”, afirmou.

Izabelly Ferreira, que atua nas áreas de panificação e confeitaria, ressaltou que a masterclass representa uma oportunidade de aprimoramento profissional em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Competidora da WorldSkills, ela esteve entre as cinco melhores do país na última edição, na categoria de panificação tradicional. Reconhecida como a maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills avalia competências técnicas com base em padrões internacionais de excelência. O desempenho destaca o protagonismo do SENAI-MA, que também é bicampeão nacional na categoria PCD em Panificação.

Para o diretor do SINDIPAN, Pedro Robson Costa, a capacitação contínua é essencial para o fortalecimento em um dos maiores segmentos da área de alimentos, que segue em expansão no Maranhão. Filiado à Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP), o sindicato atua para assegurar que tendências, tecnologias e métodos já consolidados em outras regiões do país também sejam incorporados ao setor local. “A masterclass dominou três áreas muito importantes para o setor no Maranhão. É uma iniciativa de qualificação que busca elevar o padrão técnico da indústria e ampliar o atendimento de qualidade a todos os consumidores”, concluiu Pedro Robson.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário