terça-feira, 15 de outubro de 2019
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema realizou no dia 14 de outubro uma aula prática sobre as Unidades de Conservação (UC) Estaduais com estudantes franceses do Lycée Château de Mesniéres na Área de Proteção Ambiental – APA do Itapiracó.
Em apoio ao projeto de Intercâmbio Científico-Cultural entre o Instituto Federal do Maranhão – IFMA e o Lycée Château de Mesniéres na França, a equipe da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Sema realizou uma apresentação e um passeio em uma das trilhas da APA do Itapiracó com os alunos do ensino médio da instituição francesa.
O objetivo foi apresentar aos estudantes uma das Unidades de Conservação Estadual que ainda possui remanescentes de mata amazônica da ilha de São Luís e explicar sobre a biodiversidade de flora e fauna local. “Esse convite do IFMA em mostrar aos estudantes franceses um pouco da nossa biodiversidade local contida na APA do Itapiracó é uma forma de mostrar as estratégias de conservação do Estado e ao mesmo tempo uma troca de experiências. A APA do Itapiracó é um pedaço da natureza dentro do meio urbano que mostra que é possível a conservação da biodiversidade e o uso público”, afirmou o supervisor de Gestão de Unidades de Conservação, Geison Mesquita.
A UC escolhida para a aula prática foi a APA do Itapiracó, uma Unidade de Uso Sustentável na categoria de Área de Proteção Ambiental (APA), conforme o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), Lei Ordinária Nº 9.413, de 13 de julho de 2011.
Possui aproximadamente 322 hectares e está totalmente inserida dentro do bioma Amazônico, abrangendo os municípios de São Luís e São José de Ribamar.
SOBRE O PROJETO DE INTERCÂMBIO CIENTÍFICO-CULTURAL
O Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade começou com o projeto Science et Citoyen (Ciência e Cidadania), uma iniciativa do Centre National de RechercheScientifique – CNRS (o CNPq francês) que promove, há cerca de 15 anos, o encontro entre jovens franceses e comunidade científica naquele país.
No Brasil, o projeto chegou em 2002, quando o Serviço de Cooperação Técnica e Científica do Consulado Geral da França do Rio de Janeiro propôs ao Museu da Vida, departamento da Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz no Rio de Janeiro, e a outras instituições a realização de um encontro reunindo jovens do ensino médio, universitários, pesquisadores franceses e brasileiros, objetivando debater temas como água e qualidade de vida, ética e biotecnologia, biodiversidade e energias renováveis. O Museu da Vida iniciou a implantação do Fórum Ciência e Sociedade, voltado para o ensino médio.
O projeto a ser desenvolvido no Maranhão, envolvendo o Lycée de Mesnières e o IFMA deve constituir também uma oportunidade de estreitar os vínculos entre instituições francesas e brasileiras, a fim de estabelecer parcerias.
Serão trabalhadas prioritariamente a temática florestal e a biodiversidade, com o objetivo de capacitar jovens do Brasil e da França a conhecerem, dialogarem e descobrirem juntos ambientes naturais portadores de biodiversidade, incluindo ambientes florestais, além de participar da implementação do manejo sustentável de ecossistemas florestais.
Informação: Sema.MA
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário