segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Pelo caminho da produção literária, um socioeducando da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) está ressignificando sua trajetória de vida. Ele escreveu o livro “Mariposas e Cadeados”, contando sua vivência em um centro socioeducativo. A produção será lançada nesta segunda-feira (14), durante a programação da 13ª edição da Feira do Livro de São Luís.

O jovem conta que decidiu registrar sua trajetória em uma unidade desde o ano passado, como uma memória e para se sentir melhor. A partir do incentivo do socioeducador da Funac, Thiago Di Boque, que leu os textos e observou que poderia render uma boa produção, o adolescente foi incentivado a continuar escrevendo sua experiência.

“Comecei a refletir sobre o que eu vivia e disso eu resolvi escrever. Já escrevi algumas coisas antes e com o incentivo decidi continuar registrando”, conta o socioeducando.

Thiago, além de socioeducador, atua em projetos de leitura, edição de livros e agregou essa experiência para o trabalho com os socioeducandos. “Os textos têm uma mensagem muito importante e precisávamos dar vida a esse material. Editar essa produção foi um ato de empoderamento, de mostrar que esses adolescentes também podem ter um livro publicado”, disse o socioeducador também responsável pela editora independente Tucum Edições.

“Antes eu não tinha muito expectativa que os textos fossem levar a alguma coisa. Hoje eu vejo que o livro representa um incentivo para que os outros adolescentes e jovens não ingressem nesse mundo do ato infracional e que possam olhar para si e enxergar o seu potencial”, fala o socioeducando sobre sua expectativa.

“Pelo universo da arte buscamos mostrar novas possibilidades ao socioeducando e permitimos que ele apresentasse seus talentos na escrita, incentivando a sua produção. Isso representa um avanço significativo no cumprimento da medida e principalmente no desenvolvimento dele”, destaca a vice-diretora do Centro Socioeducativo Sítio Nova Vida, Luana Pereira.

Para a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz, a publicação representa uma conquista. “A produção do adolescente é uma vitória do processo sociopedagógico realizado em nossas unidades. Esse é um sinal de que ele tem dado concretude ao seu projeto de vida, de que a equipe apostou na sua potencialidade e lhe possibilitou um novo caminho, dando espaço ao seu talento. Estamos felizes por isso”, comemora.

Feira do Livro 2019

A 13ª Feira do Livro é realizada pela Prefeitura de São Luís, de 11 a 20 de outubro, no Multicenter Sebrae. Em sua quarta participação, a Funac apresenta produções literárias como recitais, lançamento de livros, atrações musicais, além das rodas de diálogo com os técnicos da Fundação sobre diversos temas relacionados com a juventude. Haverá também exposição dos artesanatos produzidos pelos adolescentes.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário