quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Pelo segundo ano consecutivo, estudantes, professores e a comunidade em geral do município de Santa Inês, distante 247 km da capital maranhense, receberão o Festival Guarnicê de Cinema em Itinerância. Com o tema ‘Cinema e Direitos Humanos’, a programação da ação extensionista é formada pelas mostras Guarnicêzinho e Jovem, oficina, exibição de filmes, workshop de animação e debates com especialistas em cinema.

A programação é aberta ao público e acontecerá de quarta, 30, à sexta-feira, 01 de novembro, no auditório central do Ifma de Santa Inês (Rodovia Marechal Castelo Branco, s/n, Canaã). A solenidade de abertura será nessa quarta-feira, 30, às 19h, no Ifma/ Campus Santa Inês. Em seguida, às 19h30 haverá exibição de ‘Nem Caroço, Nem Casca: Uma História de Quilombolas’, filme do diretor Will Martins. A classificação indicativa é livre.

Animação Clássica


Haverá ainda a ação formativa com três turmas do ‘Workshop Animação Clássica 2D, que será ministrado por Daniel Nunes, onde os participantes vão aprender na prática como dar vida a personagens animados por meio dos princípios básicos de animação. A realização é da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), via Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão/ Campus Santa Inês (Ifma/ Campus Santa Inês).

Guarnicêzinho


Na quinta-feira, 31, o Guarnicê em Itinerância começa às 9h, com a exibição dos filmes da Mostra Guarnicêzinho. A diretora do Dac e coordenadora geral do evento, Fernanda Santos Pinheiro, destacou que “a Mostra Guarnicêzinho é destinada às crianças e será aberta com ‘Lembramos da Cor’, filme de animação com classificação livre, de Ester Harumi Kawai. Às 14h30 será exibida a Mostra Jovem para o público adolescente”, disse Fernanda Pinheiro.

Encerramento


Na sexta-feira, a programação recomeça às 9h, no Ifma/Campus Santa Inês, com a Mostra Guarnicêzinho. Às 10h30 haverá exibição da Mostra Copa Studio 10 anos. A solenidade de encerramento iniciará nessa sexta-feira, 01, às 19h, com uma sessão especial, onde haverá exibição dos produtos da oficina e de dois premiados filmes nacionais. São eles: ‘Farol (ficção l 20 18 l 10 anos), do diretor Arturo Saboia, e ‘Toque de Aurora’ (ficção l 20 18 l 12 anos), que tem direção de Aditya J. Patwardhan. Saiba mais em www.cultura.ufma.br

Informação: Paulo Washington

0 comentários:

Postar um comentário