terça-feira, 15 de outubro de 2019

O artista visual Lobato celebrará os seus 40 anos de artes presenteando a cidade de São Luís/MA com uma nova exposição, onde apresentará um conjunto inédito de pinturas abstratas. A mostra ‘Retrospectiva 40 anos de Arte’ será aberta ao público no dia 25 de outubro/19, às 19h, no Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro). Durante a abertura da exposição haverá recital de poesias com a atriz Leda Nascimento, apresentação musical do Quarteto Dac e uma sessão de homenagens.


Em sua exposição comemorativa dos 40 anos de arte, realizada pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), Lobato homenageará a escritora e pesquisadora Zelinda Lima, “uma grande incentivadora das artes visuais do Maranhão e da nossa cultura, fundadora com dona Violêta Parga da Galeria do Beco, a primeira galeria de artes de São Luís”, explica Lobato. Serão homenageados ainda os saudosos professor de pintura Nagy Lajos, o jornalista, cronista e teatrólogo Ubiratan Teixeira, o poeta Nauro Machado e a diretora do ICBEU, Ana Maria Viana.  

Artista de Fases


Maranhense de São Luís, José João Santos Lobato definiu sua identificação artística com o sobrenome Lobato para divulgar a sua produção visual. Há dez anos sem realizar mostras individuais ou coletivas, Lobato reunirá nessa nova mostra trabalhos marcantes de sua trajetória nas artes visuais. “Mostraremos pinturas inéditas, a exemplo da série ‘Madona’, em pastel oleoso sobre papel e tinta óleo sobre papel e pinturas abstratas com tinta acrílica, cores e textura diferenciada”, disse Lobato.

Lobato iniciou sua trajetória artística na década de 70, com desenhos e pinturas figurativas das fases intituladas ‘retratos’ e ‘orgânicos eróticos’, sendo premiado no Salão Universitário de Artes da Ufma. Produziu depois a série ‘Homens e Máquina’, seguida de ‘Cores e Formas’, com a marca do seu traço em linguagens abstratas e cores fortes. Depois o artista ingressou na fase ‘Papagaiado’, com suas pinturas informais, seguindo para os ‘Nus Artísticos’, em óleo sobre tela, e ‘Pinturas Abstratas’.

Arte abstrata

“Hoje sou um artista abstrato. Comecei com figurativos e hoje me fixei nesse processo criativo na linguagem abstrata. Sou um pintor de fases. Vou produzindo com o que vai acontecendo”, disse Lobato. “O público verá um conjunto de todo o meu trajeto artístico produzido até agora. Convido a todos para visitarem a nossa exposição retrospectiva 40 anos de arte”, no Palacete Gentil Braga, concluiu Lobato.

O artista expôs pela primeira vez há 40 anos, na Galeria Eney Santana, a primeira galeria oficial da cidade de São Luís. A mudança do figurativo para o abstrato aconteceu dez anos depois, entre as décadas de 80 e 90, onde ele deu ênfase maior na linguagem abstrata. Linguagem que, segundo o artista, estimula o senso estético e a percepção do observador. A mostra ficará aberta até o dia 22 de novembro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, exceto feriados. Mais informações: www.cultura.ufma.br

Informação: Paulo Washington

0 comentários:

Postar um comentário