quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Com a proposta de oferecer atividades culturais em horário alternativo, o Museu Histórico de Alcântara promove mais uma noite com muita música, poesia, exposição e degustação, no próximo dia 26. O evento acontece na cidade de Alcântara e tem a proposta de estender o horário de funcionamento do museu, atraindo moradores e turistas com diversas atrações.

A programação inicia no Museu Histórico e encerra na Casa do Divino. As duas casas são equipamentos culturais vinculados à Secretaria de Estado da Cultura (Secma). O evento é gratuito.

Entre as atividades estão previstos recital de poesia, show com artistas locais, cortejo de lanternas até a Casa do Divino (com degustação de doces típicos), cantata pastoril, abertura da exposição ‘Memórias do museu de rua de Alcântara’ e visitação encenada com personagens históricas. Para a degustação, as pessoas devem receber voucher no museu ou com os guias de turismo credenciados.

Sobre os museus

O Museu Histórico de Alcântara funciona em um casarão colonial com fachada de azulejos do século XIX. Em seu acervo encontram-se louças, mobiliário e decorações originais dos antigos moradores da casa, datadas dos séculos XVIII e XIX, além de arte sacra cedida pela Igreja do Carmo e outras igrejas da região. Abre de terça a sexta, de 9h às 15h, sábados e domingos, de 9h às 13h, na Praça Gomes de Castro, nº 31, Centro.

A Casa do Divino abriga a casa do Império da Festa do Divino Espírito Santo e o Museu do Divino. Fora do período festivo, a Casa expõe acervo com elementos de registros das festas. O espaço oferece visita mediada com informações sobre a história do casarão e da Festa do Divino, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do Estado. Fica na Rua Grande, nº 88, Centro de Alcântara.

Informação:  MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário