Assembleia Legislativa

quarta-feira, 30 de outubro de 2019
Artistas irão protagonizar o “Segundo Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba”, que reunirá musicistas, cantoras, compositoras e produtoras em evento simultâneo em todo o pais.


No próximo dia 09 de novembro, sábado, vai acontecer o II Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, Ano: Leci Brandão, um evento simultâneo com edições em todo o Brasil, inclusive, aqui em São Luís (MA), a partir de 16h, no Butikin Recanto da Música (Recanto dos Vinhais).

Visando a aumentar a visibilidade e divulgar para um público mais amplo a força feminina no samba, o projeto idealizado por Adorina Guimaães tem como estratégias: – a mobilização de mulheres do mundo do samba; a ampliação de suas redes de contato; e a união de suas forças.

Entre as cidades brasileiras que acontecem o Encontro Nacional, estão: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Juiz de Fora, Londrina, Maceió, Maricá, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, Vitória e Volta Redonda. E também em alguns países como a Argentina, com edição em LaPlata. A abertura oficial acontecerá às 16h. Haverá transmissão simultânea ao vivo de todos os Estados.


Patativa, Celia Maria, Rose Maranhão, Rose Carrenho, Anastácia Lia, Andrea Frazão, Gisele Padilha, Lena Machado, Chris Santana, Helô Santana, Alessandra Loba, Carol Cunha, Noely Moura, Eline Cunha, Assunção Gomes, Hianne Pimenta, Loren Corrêa, Ozana Magali, Mary Bass, Selma Delago, Vanessa Serra, Clédina Lobato, As Brasileirinhas, Lia Lobato, Ana Tereza Cunha, Luciana Pinheiro, Marlene Sá e Nize Cavalcante participam da edição que ocorrerá em São Luís (MA). São musicistas instrumentistas, compositoras, produtoras, fotógrafas, cinegrafistas, DJ, operadoras e técnicas do samba de grande expressão e reconhecimento no cenário artístico da cidade.

A edição de 2019 do evento terá como homenageada a sambista Leci Brandão, cantora, compositora, atriz e política brasileira. Leci começou sua carreira no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira. Já gravou 13 LPs, 8 CDs, 2 DVDs e 3 compactos, um total de 26 obras.

Entre 1984 e 1993, ela foi comentarista dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro pela TV Globo. Foi também Conselheira da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, permanecendo nos Conselhos por dois mandatos (2004 a 2008). É madrinha do Acadêmicos do Tatuapé, bicampeã do carnaval de São Paulo. São quase 50 anos de carreira artística. Lançou em 2016, o trabalho, ‘Simples Assim – Leci Brandão’, pelo qual foi premiada na categoria Melhor Cantora de Samba na 29º edição do Prêmio da Música Brasileira.

Informações e contato, só acessar: @mulheresnarodadesamba e @mulheresnarodadesambama.


SERVIÇO PARA AGENDA:

II Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba – Edição São Luís

Dia: 09 de novembro, sábado, às 16h

Local: Butikin Recanto – Av. Antares, Recanto dos Vinhais.

Ingressos: R$ 20 (antecipados o valor é de meia-entrada R$ 10), à venda nas Lojas Ponto Branco (Boulevard, Centro e Ceuma) e Art´Manas (Rua João Gualberto, Galeria Reviver – Praia Grande), no local e com as sambistas participantes.

Informações: @mulheresnarodadesamba / @mulheresnarodadesambama

Informação: Vanessa Serra
Crédito/Fotos: Fernanda Delago

0 comentários:

Postar um comentário