sexta-feira, 8 de novembro de 2019
A Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) levou à cidade de Barreirinhas/MA, nos dias 6 a 8 de novembro, a segunda edição do Ceprama Itinerante que tem o objetivo de incentivar a valorização e o desenvolvimento do artesanato tendo como foco a geração de renda aos artesãos.

A feira de artesanato que já passou por Caxias, chega aos Lençóis Maranhenses durante a 19° AGRITEC – Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão.


Além da exposição de produtos, foram realizados cadastros de novos artesãos, desfile das peças produzidas na região e, ainda, oficina de reutilização e reciclagem de embalagens plásticas, com o artesão José de Alencar na qual foram ensinadas técnicas de transformação de garrafas pets e outros materiais plásticos em artesanato.

Doze artesãos foram selecionados para o evento, sendo quatro de São Luís e sete escolhidos por meio da representação de Cooperativa de Artesãos dos Lençóis Maranhenses (COOPALMAR) envolvendo os povoados de Marcelino, de Manoelzinho, de Tabocas, Boa Vista e Mandacaru, todos pertencentes a Barreirinhas.

REFORMA DO FAROL DO MANDACARU

Ana Rosa Nunes Daniel, moradora do povoado Mandacaru trabalha, há 15 anos é artesã e descreve a emoção de vender sua arte para o governador. “Faço parte do clube das mães de Mandacaru e fabrico artesanato com a fibra do buriti. Fiquei muito feliz com a oportunidade que o Ceprama Itinerante nos deu, até o governador Flávio Dino esteve em nossa barraca e adquiriu uma peça de artesanato que retrata o Farol De Mandacaru. Na visita, ele ainda nos confirmou que vai reformar o farol, o que vai beneficiar toda a comunidade com as novas instalações” contou Ana Rosa.

“Reunimos com os artesãos do povoado de Mandacaru onde iremos realizar visita técnica para a organização da feirinha no Farol e um novo roteiro na região”, explica o superintendente de artesanato do Maranhão, Carlos Martins.

Durante a feira, a Setur, realizou ainda sensibilizações no combate ao turismo sexual para 77 crianças e adolescentes em palestras no auditório do evento.

A superintendência de Turismo Lençóis e Delta atendeu mais de 100 visitantes no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e ofertou passeio pelos destinos turísticos do estado por meio do óculos realidade virtual até São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas.

Em Atins, a Caravana Mais Turismo ofereceu programação de cursos, palestras, blitz de 05 a 07 de novembro.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário