quarta-feira, 6 de novembro de 2019
Artesanato maranhense na passarela do “Maranhão Fashion Week” a partir de 6 de novembro. Artesãos do Ceprama e marca Teldrasil em parceria na promoção de desfile que vai trabalhar peças de jeans com ilustrações e materiais naturais como a renda de bilro, o couro e sementes.

O evento, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, à partir das 17h, no Multicenter Sebrae, será o palco de apresentação desta marca colaborativa, criada por três jovens estilistas maranhenses que tem em comum o amor pela moda e pela cultura.

O superintendente do Artesanato no Maranhão (Setur), Carlos Martins, afirmou que o evento é mais uma vitrine para o artesanato com a valorização dos produtos de arte e moda que serão destaques no evento. “Os estilistas estão usando o artesanato na moda, abrindo um campo para os artesãos dentro desse segmento, sendo uma oportunidade para que os artesãos possam ampliar a divulgação dos seus trabalhos e intercambiar experiências criativas entre várias áreas de saberes”, ressaltou Carlos Martins.

A potência criativa do estado é retratada tanto nas figuras históricas, como na valorização dos artistas locais, nas referências arquitetônicas, no artesanato, na fauna e na flora, e nas lendas, como por exemplo a serpente encantada e figuras do folclore como o Cazumbá ilustrado pelo artesão do Ceprama, Elmo Renato que ganha um versão estilizada e única.

Outras peças são complementadas com a delicadeza da renda de bilro de artesãs da Raposa, ou ainda o couro presente nas bolsas da Saracura, marca maranhense de bolsas e acessórios de couro costurados, exclusivamente à mão, pelo artesão e ilustrador Jonilson Bruzaca.

O MAFW – O Maranhão Fashion Week 2019 faz parte do circuito Fashion Week presente em vários estados e cidades brasileiras. No Maranhão, configura-se como uma plataforma de divulgação e valorização da moda local em nível nacional e internacional.

O Maranhão Fashion Week apresenta vestuário masculino e feminino com técnicas de artesanato original, valorizando a cultura local. O estilista Jean Sandes, criador da marca Teldrasil, explica sobre o jeans como matéria prima atemporal e sustentável. “A principal matéria prima utilizada será o jeans, por meio do reaproveitamento de roupas usadas, restos têxteis, no qual a premissa será contribuir para uma moda mais sustentável, aliada ao belíssimo artesanato maranhense com a parceira do Ceprama”, afirma Jean Sandes.

O desfile busca evidenciar o estado como patrimônio histórico e cultural, e mostra, a partir de um conceito sustentável, a responsabilidade de preservar e valorizar as riquezas do nosso Estado.

Além das criações, a diversidade também ficará a cargo dos modelos que desfilarão as peças. Sem nenhum tipo de discriminação, os mais variados biótipos de modelos abrilhantarão a passarela do Maranhão Fashion Week, como drag queens, plus sizes, andróginos, trans e outros, reforçando a beleza singular, a valorização do corpo como um todo e não como um produto, e a democratização da moda.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário