quinta-feira, 14 de novembro de 2019
A equipe campeã receberá como prêmio uma visita técnica ao Porto Digital em Pernambuco


São Luís – “A experiência do Inova SENAI, foi um divisor de águas para mim. Desenvolver um projeto e estruturá-lo, com os conhecimentos adquiridos nos trouxe uma bagagem muito boa e enriquecedora”, revela o estudante de eletromecânica, Guilherme Melo, da cidade de Caxias, integrante da equipe camp​eã do Inova SENAI – Etapa Estadual, realizada no último dia 08, na Expo Indústria 2019, em São Luís.  

O Inova SENAI é uma ação de abrangência nacional direcionada a alunos, técnicos e docentes dos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e voltado a capacitação e premiação de projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas das indústrias e mercado.


A Etapa Estadual do Inova SENAI, reuniu 15 projetos de alunos das seis unidades no Estado, (São Luís ​(02), Bacabal, Açailândia, Imperatriz, Caxias), em um ambiente de integração entre alunos e troca de conhecimentos. “Todos os projetos foram avaliados por uma equipe envolvendo representantes de empresas, universidade, secretaria de ciência e tecnologia. Os três primeiros classificados terão premiaç​ões, como forma de incentivá-los no caminho da pesquisa e inovação. O objetivo do Inova Senai é promover uma cultura de inovação e trabalhar atitudes empreendedoras”, ressaltou o coordenador interino de educação profissional, tecnologia e inovação do SENAI – MA, Francisco Gaspar.

A equipe de Caxias, desenvolveu um dispositivo de freio de segurança para máquinas acionado por comando de voz e foi a campeã. “O principal objetivo de nosso trabalho é o custo benefício, um projeto barato e mais fácil de instalar nas empresas. É um dispositivo para auxiliar o nosso colaborador nas frenagens de máquinas em situação de emergência. Ao emitir determinado comando de voz, ele vai conseguir frear sua máquina e ganhar tempo para evitar maiores acidentes”, explica o aluno, Guilherme Melo. O primeiro lugar terá como premiação uma visita técnica ao Porto Digital, em Pernambuco. As equipes do segundo e terceiro lugar, também serão premiadas, com uma visita a uma grande indústria maranhense, e bolsas de estudo no SENAI, respectivamente.


SENAI na Expo

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, (FIEMA), em correalização com o Governo do Estado e Sebrae – MA, realizou entre os dias 06 e 08 de outubro a Expo Indústria 2019, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. Este ano, a feira discutiu os pilares da Indústria Criativa, Indústria 4.0 e a Economia Digital e Infraestrutura: Logística e Energia.

O SENAI – MA, nos três dias de evento, contou com um estande institucional, que trouxe um pouco do portfólio de serviços e demonstrações do aparato técnico da instituição.

 “O mais importante é percebermos que a FIEMA tem a consciência de que temos que ter uma indústria forte e competitiva e também articular todos os parceiros para a inovação. ​Nesse aspecto, o SENAI está atento a todas essas transformações, inovando em tecnologia, capacitando professores para que se possa ter uma mão de obra altamente qualificada no Estado do Maranhão”, enfatizou o diretor regional do SENAI – MA, Raimundo Arruda. O SENAI levou à feira, demonstrações da área de automação, espaço maker, Inova SENAI, novas formas de energia renováveis e vários projetos desenvolvidos por alunos de todo o Estado.

A Expo Indústria teve como um dos objetivos promover um ambiente perfeito para a geração de novos negócios, apresentar as tendências e tudo que há de relevante no setor da indústria, e foi uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A feira contou com o patrocínio da Alumar, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, Dom Bosco, Emap, Eneva, PDF, Suzano, UNDB, Vale e VLI.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário