quarta-feira, 13 de novembro de 2019
“Logística Reversa como ferramenta para reduzir resíduos sólidos e de gestão para os empreendedores de oficinas mecânicas”. Este é o projeto de pesquisa desenvolvido pelos professores Adriana Araújo, Erika Ferreira, Luiz Messias Batista e Ivanilde Pacheco e pelos alunos Adriano Pereira, Ana Rosa da Silva, Marcello Soares Filho e Nythael Silva.


A Superintendência de Gestão de Resíduos, representada pela Supervisora de tóxico e perigoso, Julienne Cibele, esteve presente para analisar o projeto e confirmar a parceria de criação do selo de certificação ambiental que a SEMA está criando. Trata-se de uma certificação ambiental para estimular empreendedores maranhenses a aplicarem práticas sustentáveis em seus estabelecimentos.

“A ideia inicial é a criação de três categorias de certificação que vai de acordo com o tipo de material e o quanto cada empresa for contribuindo com o meio ambiente, quais os tipos de materiais, se faz o descarte correto e assim por diante” afirmou Cibele.


O projeto de pesquisa “Logística Reversa como ferramenta para reduzir resíduos sólidos” é realizado em parceria com a RIPEL Centro Automotivo, onde os alunos apresentaram as ações que vem sendo realizadas, desde o plano de gestão a técnicas e dinâmicas usadas para apresentar a educação ambiental às oficinas mecânicas.

A professora Erika Ferreira informou que a intenção é ensinar sobre educação ambiental ao público-alvo do projeto: “Os microempreendedores não legalizados da comunidade do Itaqui-Bacanga são nosso público-alvo, queremos que eles tenham acesso a essas informações, à educação ambiental. Explicar que eles podem desenvolver ações simples, como as das telhas transparentes, atitude simples e quase sem custo, mas que fará com que eles economizem em energia elétrica, ou explicar sobre a coleta do óleo onde eles poderão gerar renda através da venda do óleo usado”.


Ricardo Medeiros, presidente da RIPEL e parceiro do IFMA nessa ação falou sobre a importância e como sua empresa realiza a logística reversa: “Antes de ser uma obrigação é importante perceber que isso é importante para o mundo. Desde a infraestrutura se pensou no uso da iluminação natural ao máximo, iremos instalar os painéis solares, a água que usamos para realizar a lavagem da oficina é recolhida e tratada. Recolhemos o óleo queimado, o chumbo da bateria, os pneus também são todos direcionados à reciclagem. E o resíduo contaminado proveniente da oficina, temos uma empresa que recolhe e fazem a incineração”.

Informações e fotos: Ascom Sema/MA / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário