quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Incentivar a produção de conhecimentos envolvendo um dos maiores conjuntos histórico-arquitetônicos do Brasil, o Centro Histórico de São Luís, é uma das vertentes do Programa Nosso Centro. Neste sentido, a Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) articulam a criação de uma plataforma comum, por meio da qual, os trabalhos de pesquisa produzidos sobre esse tema e nessa área da cidade sejam acessados por todos.

O assunto foi discutido em reunião, realizada segunda-feira (4), com a presença do secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Junior, e o presidente da Fapema, André Santos.

Rubens Junior informou que o programa Nosso Centro é o maior conjunto de intervenções, que tem como meta revitalizar o Centro Histórico de São Luís. Entre as ações, a instalação do Parque Tecnológico do Maranhão (PqT).

O secretário explica que, na dimensão de apoio ao fomento e à produção de conhecimento, a Secid e Fapema vão elaborar editais com foco em diversas linhas para estimular a pesquisa sobre o patrimônio histórico, paisagístico e cultural de São Luís.

“Investir no conhecimento é uma das prioridades do governo Flávio Dino, e o programa Nosso Centro tem várias vertentes para pesquisas. Por isso, as parcerias com as universidades públicas e privadas e agora com a Fapema visam promover o bem-estar da população, o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade da área central da cidade”, evidencia o gestor.

André Santos disse que, além de criar a plataforma, serão articuladas parcerias para abrir editais de fomento voltados para projetos na área de Centro Histórico de São Luís. “Investir na pesquisa, principalmente tendo como tema o nosso Centro, é preservar nossa história e nossa cultura, garantindo assim sua preservação e sua memória para as futuras gerações”, concluiu o presidente da Fapema.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário