domingo, 8 de dezembro de 2019
Idealizado pela primeira-dama Camila Holanda e criado pelo prefeito Edivaldo, programa é destinado a estudantes da rede municipal de ensino que realizam os últimos ajustes para as apresentações nesta terça (10) e quarta (11)


A história de uma menina que tinha o sonho de dançar, mas não tinha condições de fazer aulas de ballet será contada pelas alunas do Programa Dançando e Educando durante o espetáculo 'Presente Natalino'. O enredo da apresentação que será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro no Teatro Arthur Azevedo, retrata a trajetória das próprias alunas do programa, que foi idealizado pela primeira-dama Camila Holanda e criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior com o objetivo de democratizar o ballet, oferecendo aulas gratuitas a alunas da rede municipal de ensino. Na última semana, as jovens bailarinas receberam os figurinos, fornecidos gratuitamente pela Prefeitura de São Luís, e realizaram os últimos ajustes nos ensaios gerais para o espetáculo.

A primeira-dama Camila Holanda acompanha os preparativos finais para a apresentação. “Já é o terceiro espetáculo a ser apresentado pelas meninas. Este traz uma temática ainda mais especial, considerando que ao mesmo tempo em que dançam, elas contarão a sua própria história no palco. É muito gratificante acompanhar a evolução das meninas e ver o quanto o programa, que é fruto da sensibilidade do prefeito Edivaldo, vem favorecendo o desenvolvimento delas e contribuindo com a formação dessas crianças”, disse a primeira-dama.


Cerca de 160 alunas se apresentarão durante o espetáculo 'Presente Natalino', mostrando no palco do Teatro Arthur Azevedo o resultado de todo o ano de aulas. As coreografias contam a história de uma menina que acompanhava de longe aulas de ballet, com o sonho de um dia poder dançar. O diretor de uma escola anuncia a oferta gratuita de aulas de ballet e ao perceber a vontade da menina, entrega a ela um presente especial, uma sapatilha que servirá de estímulo para que ela participe das aulas.

As alunas do programa Dançando e Educando ficaram animadas com o enredo e se identificaram com a história. “Eu tinha muita vontade de dançar e sempre que via uma bailarina nos filmes ficava me imaginando nos palcos. Hoje, estar no palco é a realização de um sonho e me sinto muito emocionada porque esta é a nossa história sendo representada neste espetáculo”, contou Ingrid Raffisa Pimentel, de 16 anos.

Além dos ensaios gerais, os preparativos finais incluíram a entrega dos figurinos, sapatilhas, meias e demais adereços que serão usados durante o espetáculo. “Todo o figurino está sendo fornecido gratuitamente pela Prefeitura de São Luís às alunas. Está tudo pronto para o grande espetáculo, estamos todos ansiosos, mas com a certeza de que vai ser lindo”, disse a bailarina e professora do programa, Débora Buhatem.


Ao receberem os figurinos, as mães das alunas já imaginam como será a apresentação. “Eu fico até arrepiada. É a primeira vez que as minhas duas filhas se apresentam pelo programa e eu fico emocionada só de imaginar como vai ser”, disse Flávia Fernanda Soares, mãe de Débora Sofia, 7 anos, e Thaylanne Fernanda, 10 anos.


Com tudo pronto, Nicoly Lorrana, de 7 anos, está na expectativa para a apresentação. “Eu vou representar o presente. Minha roupa está bonita, brilhosa e estou muito animada para dançar”, disse Nicoly durante a prova do figurino.


'Presente Natalino' será o terceiro do programa que completou três anos em 2019. O primeiro espetáculo apresentado pelas alunas em dezembro de 2017 foi intitulado 'Para ler e dançar' e era um estímulo à prática da leitura. No ano passado, as meninas apresentaram o espetáculo 'Planeta Azul', um alerta para a importância da preservação da natureza. “A gente busca aliar a temática do espetáculo à realidade das crianças e a assuntos que visam estimular a formação cidadã. Tratamos sobre a leitura, o meio ambiente e, agora, observamos o quanto seria estimulante contar a história do programa através deste espetáculo”, explicou a professora Milliane Moreira.


Com três anos de existência, os resultados do programa são perceptíveis na vida das alunas. “Eu era muito tímida quando comecei. Com o passar do tempo aprendi muitas coisa e hoje já consigo me expressar melhor através da dança. Além disso, estou muito mais concentrada, tanto no ballet quanto na sala de aula. O ballet faz é e sempre será parte importante da minha vida”, afirma Narah Lohanny Sousa, 14 anos, que está no programa desde quando começou.

INCLUSÃO SOCIAL

O programa Dançando e Educando foi criado pela gestão do prefeito Edivaldo e favorece a inclusão social, contribuindo com a formação educacional e cidadã e o desenvolvimento das crianças. Com as atividades, são contempladas crianças de escolas da rede pública municipal e as aulas são realizadas na Creche Maria de Jesus Carvalho, e ministradas pela bailarina Débora Buhatem e pelos professores Milliane Moreira e Cleo Júnior. O programa é executado pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e todo o fardamento e demais acessórios - collant, sapatilha e meia - são garantidos gratuitamente pela Prefeitura às alunas.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário