quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
O Complexo Cultural Bumba-meu-boi do Maranhão acabou de ser inscrito na lista de representantes do Patrimônio cultural imaterial da humanidade


Uma prática ritualística que envolve formas de expressão musical, coreográfica, performática e lúdica, em que a relação dos praticantes com o sagrado é mediada pela figura do boi. 

A prática apresenta certos elementos distintivos principais: o ciclo da vida; o universo místico-religioso; e o próprio boi. A prática está fortemente carregada de simbolismo: ao reproduzir o ciclo de nascimento, vida e morte, oferece uma metáfora para a própria existência humana. 


Existem formas de expressão semelhantes em outros estados brasileiros, mas no Maranhão o Bumba-meu-boi se distingue pelos vários estilos e grupos que inclui, bem como pela relação intrínseca entre fé, festa e arte. A cada ano, os grupos de Bumba do Maranhão reinventam essa comemoração, criando canções, comédias, bordados no couro de boi e figurinos dos artistas. 

Divididos em cinco "sotaques" principais com características específicas, os grupos, embora diversos, compartilham um calendário anual de performances e festividades. O ciclo do festival - que atinge seu auge no final de junho - pode durar de quatro a oito meses, envolvendo as seguintes etapas: ensaios; a pré-temporada; batismos; apresentações públicas ou 'brincadas'; e rituais em torno da morte do boi. 

A prática é um período de renovação durante o qual as energias são revigoradas e é transmitida através de grupos de crianças, oficinas de dança e espontaneamente dentro do grupo.

Informações: Unesco
Foto: Arquivo Cazumbá / Socorro Araujo divulgação

0 comentários:

Postar um comentário