terça-feira, 24 de dezembro de 2019
Se você não programou nada, ainda dá tempo de aproveitar para conhecer cidades próximas e até mesmo organizar passeios para toda a família.


Depois de meses de trabalho ou estudo, enfim as férias de dezembro a janeiro, tão esperadas e desejadas, chegaram. Para quem não pretende deixar a Ilha, São Luís oferece muitas opções de lazer.

A começar visitando o Centro Histórico da capital, que nos últimos anos foi revitalizada, ganhou mais brilho, teve monumentos restaurados, foi implementado programações culturais, especialmente nesse período de Natal, com um cardápio para toda família


O roteiro das férias pode começar pelos cinemas. No cinemas dos Shoppings, varios filmes, você encontra opções para todos os gostos, com comédias, infantis, dramas, aventuras, épicos e muito mais, e os horários são bastante flexíveis, começando às 13h e terminando às 22h.

Quem não gosta de ver filmes na telona e prefere um contato maior com a natureza, São Luís oferece belas praias. Ponta D’Areia, São Marcos, Calhau, Caolho, Olho D’Água, Meio e Araçagy sempre ficam lotadas nessa época do ano. Afinal, nada melhor que tomar um banho de mar, nadar, caminhar na orla, pegar um bronzeado e conhecer pessoas diferentes. Existem mil e uma atividades que podem ser feitas na praia, desde o simples jogo de futebol com os amigos a prática de esportes náuticos, basta você encontrar uma que faça seu estilo.


Outra dica é visitar os monumentos e pontos históricos da cidade, como as fontes do Ribeirão - famosa pelos seus túneis - e das Pedras, que foi totalmente revitalizada, bem como o Convento das Mercês, o Palácio dos Leões, sede do governo estadual, e as igrejas centenárias da Sé, Do Carmo, Dos Remédios, Santo Antônio, São João, Do Desterro, aos domingos tem a Feirinha São Luís, com um vasto repertório cultural, todas no Centro da cidade.

Os museus também não podem ficar esquecidos. Temos o Forte de Santo Antônio, um Museu a céu aberto, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Praia Grande; o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, na rua do Sol; o Museu de Artes Sacras; o Museu de Artes Visuais; a Cafua das Mercês, no Desterro, e muitos outros.


Se você gosta de curtir ar puro e natureza, um passeio por parques florestais podem ser uma boa opção. Parque do Itapiracó, Parque do Rangedor, Parque Botânico da Vale, na área Itaqui-Bacanga, por exemplo, possibilita que seus visitantes entrem em contato com um ecossistema bem diversificado., suas trilhas ecológicas guiadas, ou não, que proporcionam maior contato com ambientes naturais típicos da região, margeados por matas ciliares.

No que se refere à fauna, abriga espécies tais como o macaco-prego, o macacocapijuba, o gato-maracajá, o bicho-preguiça, a cutia, o tatu-peba, a raposa, a paca, além de belas aves como o beija-flor-vermelho, o beija-florvioleta e o papagaio maracanã-do-buriti. Para ter acesso ao Parque é necessário agendar antecipadamente a visita pelo telefone (98) 3272-7702, em dias úteis, exceto às segundas-feiras, a partir das 8h30. O período de funcionamento é de terça a domingo, de 9h às 17h.


Outra dica para aproveitar esse tempo sem trabalho, estágio, faculdade, escolas e afins, é praticar alguma atividade física. As Avenidas Litorânea e a Lagoa da Jansen, Margem do Rio das Bicas, Parque do bom Menino são bons locais para fazer caminhadas e corridas. Se não quiser sair de casa para se exercitar, compre aparelhos de ginástica e monte sua própria academia o, importante é se movimentar.


Agora, se você for consumista e adorar ter várias opções de descontos e promoções, os shoppings estão a todo vapor nestas férias. Aproveite então para passear e fazer umas comprinhas. No Rio Anil Shopping (Turu), por exemplo, este mês de férias tem uma pista de patinação no gelo com capacidade para 60 pessoas. Ainda, Goldem Shopping, Shopping da Ilha, São Luís Shopping, Shopping Pátio Norte, entre outros, existem uma variedade de atividade de lazer e divertimento para toda família e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingos e feriados, das 12h às 22h.

Essa é também, para os pais, uma época boa para ficar mais perto dos filhos. Descobrir novas maneiras de se divertir juntos, curtindo momentos que o dia a dia muitas vezes não permite, reforça os vínculos entre pais e filhos.

Alerta

É necessário cautela na hora de aproveitar cada um dos programas preparados para esta época.

Os especialistas recomendam que a quebra da rotina não seja brutal, pois o corpo ainda demora alguns dias para se adaptar. Uma das recomendações para preparar o corpo é dormir e acordar no mesmo horário até quando estamos de férias.

Privar-se do sono pode gerar vários problemas, pois, uma noite mal dormida é suficiente para diminuir os reflexos, alterar a personalidade e causar irritabilidade, dificuldade de concentração, aumento da fadiga e do estresse.

Férias: origem do termo

O termo férias designa o período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes, entre outros, depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou de atividades. Provém do latim ‘feria, -ae’, singular de ‘feriae, -arum’, que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava por prescrição religiosa.
A palavra latina encontra-se também na denominação dos dias da semana do calendário elaborado pelo imperador romano Constantino, no século III d.C., que os santificou com o nome de ‘feria’ e o sentido de comemoração religiosa: ‘Prima feria, Secunda
feria, Tertia feria, Quarta feria, Quinta feria, Sexta feria e Septima feria’. No século IV, ainda por influência da Igreja, ‘prima feria’ foi substituído por ‘Dominicus dies’(dia do Senhor) e ‘septima feria’ transformou-se em ‘sabbatu’, dia em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. A língua portuguesa foi a única a manter a palavra ‘feira’ nos nomes dos dias de semana. 

0 comentários:

Postar um comentário