domingo, 22 de dezembro de 2019
Grupo de recém-formados de Brazlândia (DF) conhece de perto ações da Pasta em conversa com secretário da Pasta


Dezessete jovens de Brazlândia (DF), recém-formados no curso de Técnico em Guia de Turismo, foram recebidos nesta quinta-feira (19) pela equipe do Ministério do Turismo. Durante a visita, cinco deles, maiores de 18 anos, realizaram a formalização no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A idade mínima é um dos requisitos para realização do cadastro. 

A técnica em guia de turismo Francielen Silva foi uma das que aproveitou a visita para se formalizar no Cadastur. A estudante do ensino médio sinalizou que já tem planos para exercer a profissão e promover o turismo ecológico e religioso preponderantes da região de Brazlândia. “Nós estudamos durante o curso sobre a importância do cadastro e estou muito feliz de poder exercer a profissão de forma regularizada. Isso traz segurança tanto para os profissionais quanto para os turistas”, explicou.

Além de reforçar a importância da regularização dos profissionais que trabalham no setor, o encontro também teve o objetivo de apresentar um pouco das ações e programas da Pasta, bem como avanços e desafios do setor. Conduzida pelo secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, a visita contou ainda com a presença do coordenador de Regulação e Fiscalização do MTur, Ricardo Tambosi, e da coordenadora-geral substituta de Qualificação do Turismo do MTur, Maria Luiza Costa.

Durante o encontro com os jovens, o secretário fez um panorama do mercado de trabalho atual do setor no Brasil. “O turismo representa 8,1% do PIB, impacta 53 setores e em apenas um mês gerou mais de 25 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos. Os programas de qualificação estão entre os esforços do MTur para criar mais empregos e preparar com excelência os profissionais do setor, fortalecendo a oferta turística em todas as regiões do país. Estes jovens estão sendo capacitados, habilitados e estão prontos para serem inseridos no mercado de trabalho. Nossa meta é dobrar o número de turistas estrangeiros que vêm ao Brasil para 12 milhões até 2022 e precisamos de profissionais qualificados para receber esses turistas”, ressaltou França.

Na ocasião, o coordenador Ricardo Tambosi realizou um passo a passo com os novos guias de turismo de como deve ser feito a formalização no Cadastur. “A plataforma é utilizada pelo Ministério do Turismo para mapear esses profissionais e oferecer mais informações aos turistas na hora de visitarem os destinos. Atualmente, já temos mais de 98 mil profissionais e estabelecimentos regularizados”, afirmou.

A coordenadora-geral substituta de Qualificação do Turismo do MTur, Maria Luiza Costa, agradeceu a todos os responsáveis por fazer este programa acontecer. “O sucesso desta turma é o resultado do nosso trabalho. Trabalhamos para oferecer oportunidades de capacitação e agradecemos à equipe dos órgãos envolvidos, aos professores e coordenadores que contribuem para dar a possibilidade desses jovens de sonharem com um futuro promissor“, ressaltou.

A recém-formada Gabriela Ferreira nasceu em Brazlândia e explicou durante o encontro que a cidade possui diversos atrativos ainda pouco conhecidos como cachoeiras, lagos, festas e feiras de artesanato. A cidade, que fica a 50km de Brasília, recebe a maior parte dos turistas durante a Festa do Morango que acontece uma vez por ano. “Brazlândia tem muito potencial e precisa ser divulgada. Durante o curso, conhecemos todo o potencial da cidade, destinos que muitos não conhecem. A partir disso, pude me enxergar na profissão. Nos apaixonamos ainda mais pela cidade e agora com a nossa qualificação em técnico em guia de turismo poderemos promover esses atrativos turísticos e torná-los cada vez mais conhecidos”, comentou a estudante.

PARCERIA - O MedioTec é uma modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado em parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério da Educação. É uma oportunidade para que os alunos do ensino público possam cursar, ao mesmo tempo, um curso técnico. As aulas são ofertadas de forma concomitante para os alunos das redes públicas estaduais e distritais de educação, com prioridade para os alunos a partir do 2º ano do ensino médio.

CADASTUR – O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) tem coom, objetivo promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. A maioria dos programas e ações do Ministério do Turismo voltados para os municípios e empreendedores, como o financiamento de projetos, exige o número do Cadastur. Além de garantir diversas vantagens e oportunidade de negócios, a plataforma também é uma importante fonte de consulta para o turista, com mais de 90 mil prestadores de serviços. O cadastro é feito de forma totalmente online gratuita. Clique AQUI para se cadastrar.

0 comentários:

Postar um comentário