segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

A cidade de Araioses sediou, no  último dia 20, II Reunião Ordinária do ano de 2019 do Conselho Consultivo da APA da Foz do Rio das Preguiças – Pequenos Lençóis – Região Lagunar Adjacente (CONEPEQ).

Na Reunião foram discutidas estratégias para ações prioritárias as serem realizadas na APA referentes a problemas ambientais, principalmente os relacionados a disposição inadequada de resíduos sólidos e a criação de um cronograma das atividades do conselho para o ano de 2020, “Estamos definindo como prioridade para as próximas reuniões a aplicação de capacitações ao conselho”, informou o superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Victor Lamarão.

Ainda durante a reunião, foi solicitado por parte do conselho um projeto que tenha como objetivo a limpeza de pontos específicos em cada Município que pertence a APA dos Pequenos Lençóis, que são as cidades de Paulino Neves, Tutóia, Barreirinhas, Água Doce do Maranhão e Araioses. Esse projeto, de acordo com a solicitação, deve ser realizado ainda durante o ano de 2020.

Ao final da reunião, o relator realizou a leitura da ATA da reunião, que foi aprovada e ficou definido que a próxima reunião do CONEPEQ será realizada no mês de Abril de 2020 no Município de Tutóia/MA.

O  Conselho Consultivo da APA da Foz do Rio das Preguiças – Pequenos Lençóis – Região Lagunar Adjacente foi instituído pela Portaria SEMA Nº 078 de 9 de julho de 2018, com a finalidade de contribuir com a implantação e implementação de ações destinadas à consecução dos objetivos de criação da referida Unidade de Conservação – UC.


Sobre a APA

A Área de Proteção Ambiental – APA da Foz do Rio das Preguiças – Pequenos Lençóis, Região Lagunar Adjacente é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que foi criada pelo Governo Estadual, por meio do Decreto nº 11.899 de 11 de junho de 1991, tendo como objetivo, dentre outros, disciplinar o uso e a ocupação do solo, a exploração dos recursos naturais, a integridade biológica das espécies, os padrões de qualidade das águas.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário