segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
SESI na Indústria é o novo projeto da entidade do Sistema FIEMA e visa atender segmentos do setor em todo Maranhão, com atendimentos gratuitos em diversas áreas.


SÃO LUÍS – A partir de 2020, o Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) promoverá uma série de atendimentos direcionados ao setor produtivo maranhense com o projeto SESI na Indústria. Em caráter experimental, a entidade do Sistema FIEMA promoveu, na última sexta-feira, 13, das 8h às 17h, um atendimento piloto no polo industrial ceramista, localizado no município de Itapecuru-Mirim, a aproximadamente 120 km de São Luís. Cerca de 300 atendimentos nas áreas de saúde, educação e lazer foram oferecidos gratuitamente aos trabalhadores de dez indústrias cerâmicas da região. A iniciativa contou com a parceria do Sindicerma - Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado do Maranhão.

Serviços oftalmológicos, odontológicos, circuito saúde, com testes rápidos de glicemia, peso e índice de massa corpórea (IMC), recreação infantil, entre outros, foram alguns dos atendimentos realizados pelos profissionais do SESI e beneficiaram, também, as famílias dos industriários.


Gleylson Cardoso dos Santos do Lago, 28 anos, carregador da indústria cerâmica BB Mendes, uma das mais tradicionais de Itapecuru, aproveitou para levar a família para usufruir da ação social. “É um evento muito bom, devia ter todo ano. Escolhi os atendimentos de odontologia e de oftalmologia, para mim e para minha família”.

Para ofertar os serviços aos ceramistas, o SESI-MA levou seis unidades móveis nas áreas de saúde ocupacional, odontologia, oftalmologia, alimentação e nutrição, além do caminhão da cultura. “Esse é um projeto que pretende abranger todo o Maranhão, todas as nossas indústrias, levando saúde e qualidade de vida aos trabalhadores e suas famílias, que são as pessoas que fazem indústria acontecer em nosso Estado”, afirmou o superintendente regional do SESI, Diogo Lima. Na ação, além das consultas médicas, também foram desenvolvidas oficinas artesanais infantis, como a de materiais escolares, oficinas de alimentação e nutrição, além de atrações culturais.


A presidente do Sindicerma, Teresinha de Jesus Rodrigues da Cruz, que acompanhou toda a ação em Itapecuru, destacou que o sindicato pretende firmar novas parcerias com o SESI. “Foi um trabalho diferenciado, uma mini ação global, com um resultado acima do esperado. Mobilizamos os trabalhadores das indústrias cerâmicas da região e queremos repetir, para alcançar mais gente”.


Segundo a técnica em Segurança do Trabalho da cerâmica Tanguá, Raimunda Castro, que há nove anos trabalha na indústria, o projeto do SESI é como um presente de fim de ano para os trabalhadores. “Essa ação social, nessa época do ano, veio bem a calhar. Os funcionários estavam precisando. É uma ação que atende as demandas e é muito gratificante ver o comprometimento com os serviços. É a primeira vez que vejo uma iniciativa nesse sentido, antes era apenas na empresa. Assim foi bom, porque todo mundo pode trazer a família e isso é muito importante”.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário