terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Iniciativas e práticas inovadoras para o desenvolvimento do turismo no Maranhão foram premiadas na noite desta segunda-feira, 09, no Prêmio do Turismo do Maranhão. A primeira edição do evento organizada pela Secretaria de Estado do Turismo premiou ações desenvolvidas por profissionais que trabalharam de forma proativa na inovação de cases de sucesso para o setor turístico do estado. A festa de gala do Turismo do Maranhão contou com a presença do governador Flávio Dino, além várias autoridades políticas, empresários, estudantes, professores e profissionais que atuam no ramo turístico do estado.

Os 18 finalistas concorreram a preferência dos jurados em seis categorias: Bares e Restaurantes; Meios de hospedagem; Guias de turismo; Artesanato; Agências de viagem e Municípios.

A premiação foi concedida na forma de selos e os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com certificados, troféus e uma passagem aérea para participarem da Feira Nacional ABAV Expo em 2020, uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo do Brasil que tem como um dos seus objetivos promover e estimular a realização de congressos, conferências, feiras, exposições e seminários com toda cadeia turística.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, enfatizou que o Prêmio do Turismo do Maranhão além tem o objetivo de promover os destinos turísticos do Maranhão no âmbito nacional e internacional.de ser uma forma de estreitar parcerias entre todo o trade turístico do estado
“Priorizamos que o prêmio fosse um selo de reconhecimento de boas práticas turísticas inovadoras que possam contribuir para o engrandecimento dos nossos destinos que é tão aclamado em todo e Brasil e no mundo que é o nosso Maranhão terra de encantos”, frisou o secretário.

O governador Flávio Dino, destacou as parcerias desenvolvidas pelo meio turístico e reconheceu os importantes avanços conquistados e os trabalhos desenvolvidos pela Setur durante o ano de 2019.

“Parabenizar o secretário Catulé e toda equipe da Setur pela bela iniciativa. O Prêmio do Turismo vem no mesmo sentido de fazer com que as parcerias com o setor privado se intensifique mediante esse reconhecimento à aqueles que se destacaram esse ano e serve também como estímulo a todo o segmento turístico para que possamos fazer mais no próximo ano”, destacou o governador.

Para a proprietária da Agência Taguatur Turismo, Ana Carolina Medeiros, o prêmio é um reconhecimento das boas práticas desenvolvidas pelos profissionais e empresas que se destacaram na buscam pelo aprimoramento e melhorias das ações turísticas no Maranhão.

“É um reconhecimento do trabalho que nós fazemos que é extremamente importante e que nos deixa muito felizes, juntamente com nossos colaboradores e clientes. Práticas e iniciativas nesse sentido só faz o Maranhão obter ganhos”, destacou a empresária.

CONFIRA OS VENCEDORES DO PRÊMIO DO TURISMO 2019

CATEGORIA AGÊNCIAS DE VIAGEM – TAGUATUR TURISMO & EVENTOS

(PROJETO TOUR ANOITECER GASTRONÔMICO NA ILHA)

Os turistas buscam experiências que agucem os sentidos, dentre eles o paladar. Conhecer novos sabores é uma viagem de imersão na cultura maranhense.

A TAGUATUR TURISMO & EVENTOS, com 39 anos no mercado, criou roteiros que abrangem estabelecimentos gastronômicos no centro histórico de São Luís, valorizando o consumo de pratos típicos e criando experiências únicas.

O objetivo é aumentar o tempo de permanência do visitante no estado, a integração entre o trade turístico e a comunidade local e a valorização da gastronomia maranhense como patrimônio local.

CATEGORIA ARTESANATO – DOUGLAS DE JESUS CASTRO LOPES

(PROJETO MIEMART – MINIATURAS DE EMBARCAÇÕES BUMBAS E ARTES)

O maranhense de Apicum Açu, Douglas Lopes, entrou para o time de artesãos do Ceprama aos 16 anos, em 1992. Acreditando na ideia que a arte move e realiza sonhos, Douglas envolveu todas as 4 gerações de sua família e a comunidade do bairro Pirâmide na história de amor à arte. Considerado um mestre artesão que repassa seus conhecimentos em bordados e indumentárias em couro, trabalhos expostos em museus e reconhecimento na produção de Miniaturas de Embarcações, Bumbas e Artes.

CATEGORIA BARES E RESTAURANTES – BARRACA LANDRUÁ MARISCOS

(PROJETO ALIMENTO SEGURO)

A BARRACA LANDRUÁ MARISCOS funciona desde 2000 e está entre os 5 melhores bares da Litorânea segundo usuários do TripAdvisor. A barraca também investe em qualificação e capacitação de funcionários.

Buscando a garantia de segurança da manipulação dos alimentos, o projeto ALIMENTO SEGURO busca conscientizar os clientes para a necessidade do consumo de produtos certificados pela vigilância sanitária. Com qualidade e avaliação feita por uma gastrônoma.

CATEGORIA GUIAS DE TURISMO -ANDRÉ GUTEMBERG DOS SANTOS LESSA

(PROJETO CAMINHADA HISTÓRICA)

Com roteiros que mostram as belezas dos atrativos turísticos, dos detalhes que traduzem a riqueza da arquitetura, da história e da cultura do Centro Histórico de São Luís. O guia de turismo, André Gutemberg dos Santos Lessa atende com eficiência aos interessados no city tour.

Nos últimos anos tem aprimorando o PROJETO CAMINHADA HISTÓRICA e atualmente é presidente do sindicato do guias de turismo do Maranhão.

CATEGORIA MEIOS DE HOSPEDAGEM – HOTEL IBIS SÃO LUÍS

(PROJETO ÁGUA DE VIDA NOVA)

O meio de hospedagem precisa ser um agente do desenvolvimento turístico da região, mas também é preciso trabalhar com os recursos naturais de forma racional e sustentável. O Hotel Ibis em São Luís utiliza alternativas que maximizam a conservação da água estimulado a conscientização ambiental e a conservação dos nossos recursos hídricos.

CATEGORIA MUNICÍPIOS FOI A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA

(PROJETO SARAU HISTÓRICO)

O Sarau Histórico estabelece a proximidade da comunidade e do turismo com a história, literatura, das grandes obras maranhense, das lendas e do riquíssimo acervo histórico cultural. O evento trouxe vida para o centro histórico, onde bares, restaurantes e hotéis e pousadas nas proximidades tiveram seu fluxo aumentado, dando oportunidade a novos empreendimentos, que enaltecem a tradição histórica, valorizando e difundindo a produção musical de estado, dos artistas locais e despertando um novo olhar sobre o espaço e a cultura de São Luís.

Informação: Turismo.MA

0 comentários:

Postar um comentário