quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

São Luis sediou nestas quarta (04) e quinta-feira (05) o II Seminário “Estudos hidrogeológicos da Ilha de São Luís: subsídios para o uso sustentável dos recursos hídricos.

O evento é uma realização da Agência Nacional de Águas – ANA, coordenado pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM, em parceira com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA.

O seminário, que está em sua segunda edição, teve como objetivo apresentar seus principais resultados, além de discutir propostas para atividades relacionadas à gestão de recursos hídricos e ambientais que possibilitem uma abordagem estratégica, privilegiando a participação da população na busca de soluções viáveis para os principais problemas identificados.

Durante o Seminário, foi divulgada a inclusão, no Sistema de Alerta Críticos (Sace), a Bacia do rio Itapecuru. O rio Itapecuru é considerado o mais extenso rio maranhense: alcança importantes cidades Mirador, Colinas, Caxias, Codó, Timbiras, Coroatá, Pirapemas, Cantanhede, Itapecuru-Mirim e Rosário; é responsável pelo abastecimento da capital, por meio do projeto ITALUÍS.

O secretário Rafael Ribeiro destacou a importância desse evento para o debate de ações voltadas à qualidade da água para o Maranhão: “É de suma importância para analisarmos a qualidade de água ofertada para os cidadãos. Além dos diagnósticos e estudos feitos, teremos planos direcionados para sustentar essa oferta de água com qualidade”, pontuou.

O Sistema de Alerta da Bacia do rio Itapecuru é o 16º sistema implantado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). É um sistema de alerta hidrológico de cheias, que visa trazer segurança para a população e oferece previsões para a sociedade, além de contribuir com o trabalho da defesa civil, como afirma Arthur Matos: “Fazemos as previsões e repassamos para a Defesa do Civil, indicando o nível que o rio estará, com determinado tempo de antecedência. Para que assim a população possa se preparar e a Defesa Civil ter tempo de realizar o manejo da população que habita as proximidades do rio” explicou o Coordenador Nacional dos sistemas de alertas hidrogeológicos da CPRM.

As atividades de monitoramento do rio Itapecuru foram iniciadas em abril de 2019. O Sistema de Alerta Hidrológico do rio Itapecuru (SAH/Itapecuru) beneficia nesta fase do projeto, as cidades de Caxias, Codó e Coroatá. O lançamento oficial do SAH/Itapecuru aconteceu durante o II Seminário “Estudos hidrogeológicos da Ilha de São Luís”, como uma oportunidade de reunir distintas áreas de pesquisa e atores sociais envolvidos na discussão da temática de abastecimento hídrico e usos  racional das águas.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário