quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
Estudantes concluíram o ensino médio junto com o técnico e estão certificados para atuarem na indústria e em outros setores da economia


SÃO LUÍS – Com a visão voltada para o futuro dos jovens no mercado de trabalho, o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) certificaram 42 alunos na Educação Básica Articulada do SESI com Educação Profissional do SENAI (EBEP). A formatura foi realizada na segunda-feira (9), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), com a presença da vice-presidente da Federação, Ana Rute Mendonça, representando o presidente da entidade, Edilson Baldez das Neves; o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda; e o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, além dos familiares dos alunos, professores e técnicos das duas instituições do Sistema FIEMA.


O programa EBEP é resultado da parceria entre SESI e SENAI, e permite ao estudante concluir o ensino médio junto com o curso técnico. O aluno do EBEP sai com dois certificados de conclusão: o da educação básica e o da educação profissional.


Do total de alunos, 26 concluíram o ensino médio e o curso Técnico em Eletrônica e 16 o curso Técnico em Informática para Internet. As aulas dos cursos técnicos ocorreram no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Raimundo Franco Teixeira, localizado no bairro Monte Castelo, onde também foram realizadas as aulas do ensino médio da Escola SESI Anna Adelaide Bello.


“Eu estou muito feliz por ter finalizado o ensino médio, e pelo curso técnico na área de tecnologia da informação, que é a área em que realmente eu quero trabalhar”, disse Fábio Leandro Lopes da Cunha, 17 anos, que pretende dar sequência aos estudos. “Meu sonho é continuar na área de TI e ingressar em curso superior de sistema de informação”.


A vice-presidente da FIEMA, Ana Rute Mendonça, parabenizou os alunos pela conclusão dos cursos técnicos e do ensino médio, e destacou a importância de nunca parar de estudar. “Com muita garra e muita determinação, vocês vão conseguir. Com certeza terão imprevistos nesse caminho, mas o importante é não desistir nunca. Caiu? Levanta, tira a poeira e segue em frente. Esse é apenas o comecinho nessa longa estrada do aprendizado. Parabéns, alunos”.

Com o diferencial do ensino articulado e com foco no futuro, os alunos estão preparados para o mercado de trabalho, como frisou o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda. “As modernas teorias pedagógicas indicam que quando se associa teoria à prática o processo de aprendizado é mais eficiente e muda a atitude do jovem com relação a empreender, a liderar e a uma série de aspectos que são competências decisivas para o seu sucesso”.

O superintendente regional do SESI, Diogo Lima, agradeceu à parceria família e escola. “Quero fazer um agradecimento muito carinhoso aos pais, que confiaram seus filhos ao SESI. Muito obrigado por acreditar na instituição. A honra de ter seus filhos é toda nossa, pelo que pudemos fazer na carreira deles e pelo que certamente eles farão pela sociedade brasileira e pela sociedade mundial, porque sem dúvida, muitos deles, com a qualidade técnica que estão, não devem à educação de nenhuma parte do mundo”.

Informações e Fotos: Coordenadoria de Comunicação e Eventos da FIEMA / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário