segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Anderson Lindoso
Advogado. Secretário de Estado da Cultura

Refletindo sobre o ano que passou, posso dizer que 2019 foi um ano de conhecimento e construção. Ao lado de uma equipe dedicada e de parceiros sem igual, fizemos um natal mágico e comemoramos, por 4 dias, o Réveillon do Maranhão. Foi simplesmente lindo e gratificante ver a alegria das pessoas nas festas de fim de ano. A felicidade delas foi o resultado de um trabalho intenso, que valeu muito a pena!

Somente no Natal do Maranhão, uma média de 5 atrações artísticas a cada noite valorizou a cultura local, os espaços e a interação com o público, que cantou junto, dançou, ouviu histórias com as crianças, e pode contemplar cores e luzes em um clima de pura magia. Foi mais que especial, foi inesquecível! Um evento democrático, gratuito e seguro que contou com a participação de famílias inteiras de várias regiões do Maranhão e de outros estados, repetindo o sucesso de anos anteriores. A Casa do Papai Noel, montada pela primeira vez em um casarão histórico na Rua da Estrela, atraiu visitantes de todas as idades.

Outra atração inovadora foi o Papai Noel Gigante, de 6 metros e 40 centímetros confeccionado pela Cia. Cambalhotas do bairro do Anjo da Guarda, que há anos trabalha com teatro de bonecos. Maior marionete do Brasil, o Papai Noel Gigante fez a festa da garotada aos fins de semana. E para aguçar ainda mais a imaginação das crianças, a programação contou com três personagens, símbolos da nossa história e cultura. Caracterizados como Dan (Daniel de La Touche), Maria Firmina e Japiaçu, eles marcaram presença em diversas atrações e despertaram nos pequenos a vontade de conhecer melhor estas referências, fundamentais para a nossa

No Desfile Natalino, novidade que chamou a atenção do público, várias alas com personagens típicos, símbolos universais do Natal, animaram ao som de bandas de fanfarras e carros alegóricos o Natal do Maranhão.

A ideia do natal era promover mais interatividade, diversão e conexão com o mundo mágico do Natal. E isso aconteceu! Uma programação especial para as crianças foi realizada com contação de histórias protagonizadas por artistas locais, em meio à praça, levando cultura e história de uma forma lúdica e encantadora.

As atrações culturais reuniram apresentações de grupos artísticos maranhenses de diversas linguagens. Espetáculos teatrais, corais, shows musicais, ballet, cordel, contadores de histórias, atrações circenses, uma ampla programação que movimentou a cena cultural deste Natal.

Outro diferencial foram os carrinhos elétricos, que facilitaram muito o trânsito de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida durante a programação no centro histórico. O videomapping, a rádio natalina, o Reviva Centro-Especial além de uma belíssima iluminação também foram destaques neste Natal.

Nesse sentido, conseguimos levar ao nosso Centro Histórico 248 mil pessoas, entre os dias 30 de novembro e 29 de dezembro. Uma média de 8.267 pessoas por dia de evento. Sem graves ocorrências, o evento foi sinônimo de segurança. Outro fator importante foi a geração de renda durante o Natal do Maranhão: diariamente, 150 trabalhadores comercializaram seus produtos na vila natalina.

O Réveillon também foi celebrado em grande estilo. Em 4 dias, o samba, o reggae, o bumba-meu-boi e diversos ritmos levaram ao público alegria e descontração. 185 mil pessoas atenderam ao nosso convite e festejaram a chegada de 2020 em grande estilo e o melhor: gratuitamente. Somente na Av. Litorânea, 160 mil pessoas compareceram ao Réveillon do Maranhão, que teve a Dj Vanessa Serra, os cantores Márcio Guimarães, Michael Wesley, a Banda My Love e a Daniela Mercury como atrações.

A taxa de ocupação hoteleira chegou aos 95% no período das festas de fim de ano. Diante de todos esses números, é importante afirmar que o investimento em cultura tem um viés econômico significativo, com impacto no fomento ao turismo e na geração de emprego e renda.

Parabéns ao Governador Flávio Dino, por acreditar na cultura como vetor transformador de vidas; ao Governo do Estado, a Prefeitura de São Luís, ao grupo Equatorial, grupo Mateus, à equipe de servidores da Secretaria de Cultura e principalmente ao público que prestigiou os eventos que marcaram o final do ano e o começo de 2020. Que venha o Carnaval do Maranhão!

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário