segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
As superintendências de Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) estão trabalhando, em parceria, para desenvolver o projeto voltado para a proteção de nascentes na capital.

O Projeto, voltado para a educação ambiental, foi pensado a partir de uma demanda surgida na Vila Esperança, após uma Consulta Pública realizada com a comunidade, para levantar dados sobre a qualidade do rio Bacanga e seus afluentes.

A ideia é trabalhar em duas frentes: na Vila Esperança e no Maracanã. Em cada região, o trabalho será focado em uma nascente: “queremos fazer um trabalho de sensibilização ambiental nas escolas de cada região e nas associações. Vamos envolver alunos, professores e toda a comunidade”, afirma Laís Morais Rêgo, superintendente de Educação Ambiental da SEMA.

As visitas técnicas nas áreas das nascentes envolvem o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) das nascentes, visitas dos técnicos ao local da nascente, acompanhados de pessoas da comunidade e posteriormente, será realizada uma reunião geral com a comunidade, uma vez que todas as etapas do projeto devem ser construídas coletivamente com as pessoas do entorno das nascentes.

Durante a segunda etapa do projeto, será realizada Oficina de construção do projeto com os moradores da área de abrangência das nascentes. O objetivo é traçar as diretrizes de execução voltadas para educação ambiental formal e não formal.

As Superintendências esperam, por meio do Projeto, sensibilizar as comunidades inseridas nas áreas próximas às nascentes sobre a importância de proteção das nascentes e estimular a cidadania ambiental. “Nosso propósito é um projeto de sensibilização, não vai ter aporte de recursos financeiros para as comunidades. Queremos desenvolver ações focadas para a proteção de nascentes”, enfatizou a superintendente de educação ambiental.

As ações serão voltadas para oficinas de educação ambiental tanto para o público escolar como das comunidades do entorno. O Projeto pretende desenvolver formações para professores das escolas locais e atividades práticas de sensibilização envolvendo temáticas direcionadas aos problemas ambientais identificados pelas comunidades.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário