segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 21 a 24 de janeiro pela internet.


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está ofertando 2.090 vagas em 54 cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU 2020). O sistema utiliza a nota do Enem 2019 como critério de seleção. As inscrições podem ser feitas gratuitamente de 21 a 24 de janeiro, no site do SISU. As vagas são para ingresso no primeiro e segundo semestre deste ano. O IFMA divulgou nesta segunda-feira (13) o edital com as informações sobre o SISU.

Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso em ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, será possível alterar essas opções. O resultado deverá ser divulgado no dia 28 de janeiro, e os estudantes que não forem aprovados na primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera – de onde serão convocados os candidatos caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas regulares.

No total, 20 campi do IFMA estão participando do seletivo: Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Pedreiras, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca.

Estão sendo ofertados cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica. Os interessados já podem verificar as opções de graduação disponíveis para cada campus no site do SISU e no termo de adesão do IFMA ao sistema de seleção.

Sistemas de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

Além desses 50%, o IFMA também reserva 54 vagas para candidatos com deficiência – independente de escola de origem ou renda familiar.

Cronograma

Período de inscrições – 21 a 24 de janeiro

Resultado – 28 de janeiro

Prazo para participar da Lista de Espera – 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Convocação da Lista de Espera – A partir de 7 de fevereiro

Informação: IFMA 

0 comentários:

Postar um comentário