segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
Obras em prédio localizado na Rua do Giz soma-se a outras ações de revitalização e valorização que a gestão do prefeito Edivaldo tem promovido no Centro Histórico da capital


A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), está concluindo a reforma no casarão número 53 da Rua do Giz, no Centro Histórico, que vai sediar a Escola Municipal de Música (Emmus), ligada à Secretaria Municipal de Educação (Semed). Esta ação soma-se à estratégia da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior que visa a valorização e revitalização do Centro Histórico da capital.

A escola vai consolidar  aspectos importantes como a parte pedagógica e a prática do ensino implementadas pela Secretaria de Municipal de Educação por orientação do prefeito Edivaldo. "A consolidação da sede própria da Escola de Música é muito importante, pois este é um espaço para revelar talentos, incentivar o consumo e produção das várias vertentes da arte por parte de crianças e jovens da rede municipal. Dessa forma, certamente, terá reflexo na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes", falou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa. 

Atualmente, a Escola Municipal de Música funciona nas dependências da Semed, localizada no bairro São Francisco. “Há uma grande expectativa em relação à mudança para a sede no Centro Histórico, pois atualmente a escola tem projetos instalados em vários locais. No casarão da Rua do Giz será um espaço para consolidar as atividades" explicou a diretora da escola, Maria Alice Bogéa Prazeres. Entre os projetos da Emmus que devem funcionar no Centro, há o canto coral, o ensino de instrumentos e aulas de ballet.

“A reforma do prédio da Escola Municipal de Música está chegando à fase de acabamento, assim como outras ações que estão acontecendo, como a reforma dos casarões da Rua da Palma e da Rua do Giz, que servirão para habitação de interesse social e que estão com os serviços bem adiantados e fazem parte da estratégia da gestão Edivaldo para reavivar o Centro Histórico”, disse o presidente da Fumph, Aquiles Andrade.


Vale ressaltar que a Escola tem participação em grandes eventos públicos, como a Cantata Natalina, por meio do Coral Mil Vozes de Natal, formado por alunos da rede municipal de ensino. Entre os projetos que levam a assinatura da Emmus, há também a banda de música Amadeus Mozart, criada na década de 1980 e que atualmente é composta por 48 integrantes. A banda marcial funciona no bairro da Alemanha.

Outro projeto da escola é fruto de uma parceria entre a Semed e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Cordas Friccionadas visa estimular a aprendizagem sobre música e instrumentos clássicos e contribuir com o desenvolvimento sociocultural dos estudantes, com aulas de violino, viola clássica e violoncelo.


REFORMA

O prédio da Emmus no Centro Histórico passa por uma reforma ampla, desde o reforço das estruturas de sustentação, sistemas elétricos e hidráulicos, telhado, reboco novo nas paredes internas, piso e forro. Nas últimas semanas foram realizados serviços de pintura nas paredes internas e pequenos reparos no sistema de escoamento pluvial. Falta instalar esquadrias nos portais e janelas, sistema de ar-condicionado e partes do sistema elétrico. Algumas salas terão revestimento acústico. A fachada do prédio, feita de azulejos antigos, será revitalizada. No casarão vão funcionar seis salas de aula, um auditório e salas administrativas.

MAIS

A gestão do prefeito Edivaldo tem revitalizado diversos logradouros no Centro Histórico de são Luís. Em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) revitalizou o Complexo Deodro, a Rua Grande e a Praça Pedro II. Por meio do programa São Luís em Obras está reformando o Parque do Bom Menino e as praças da Bíblia, Saudade e Misericórdia. Fará ainda obras no Largo do Carmo e Praça João Lisboa e construirá a Praça das Mercês, no Desterro. 

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário