sábado, 4 de janeiro de 2020
Pesquisa do Instituto Interpreta mostra que 91% dos foliões aprovaram o Carnaval de Todos 2019, que em São Luís recebeu 500 mil pessoas em cinco dias de festas. Projeção do mesmo instituto revelou que a aceitação popular também foi grande com relação ao São João deste ano, com 97,8% do público aprovando as festas juninas em 2019.

Os números apontam que as duas festas, já tradicionais no calendário festivo maranhense,em 2019 ganharam ainda mais o gosto popular. E mais: reposicionaram o Maranhão no circuito das grandes festas nacionais.

“Carnaval maravilhoso”

A mesma pesquisa do Instituto Interpreta aferiu que 100% dos turistas de outros Estados que vieram ao Maranhão durante o carnaval pretendem voltar a São Luís; e declarações dos foliões corroboram os números dos levantamentos.

“O Carnaval maranhense é maravilhoso e a cada momento a mistura de ritmos nos traz uma surpresa. O Maranhão é isso, é surpresa”, disse o turista Américo Sousa durante as festas carnavalescas deste ano.

A folia no Maranhão encantou os artistas nacionais que por aqui passaram, como é o caso do sambista Dudu Nobre, que falou com entusiasmo em uma rede social, sobre a experiência de tocar no Carnaval de Todos, para uma multidão na Avenida Beira-Mar.

“O que foi esse show???!!! Obrigado, São Luís do Maranhão, a Ilha do Amor. 200.000 pessoas cantando comigo, até agora não consegui dormir de tanta emoção!!!”, frisou o artista.

“Fizemos o maior carnaval da história do Maranhão. Agradeço à população, aos artistas e grupos culturais”, afirmou o governador Flávio Dino, no desfecho da festa.

Mosaicos juninos e a explosão turística

“O São João do Maranhão neste ano foi um grande sucesso. E nós divulgamos o Maranhão para o Brasil inteiro, as bandeirinhas, a escadaria, tudo isso virou uma febre nacional”, disse o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Rodrigo Lago, ao comentar o resulta da pesquisa sobre a aceitação popular do São João 2019.

Com mais de 1.300 atrações e investimentos de R$ 10 milhões, o sucesso de público e a forte atividade turística durante o São João de Todos 2019 geraram retorno quatro vezes maior para a economia maranhense.

Durante o período junino, a ocupação hoteleira em São Luís ficou em 70%. Já em Barreirinhas, foi de 85%. O Aeroporto Internacional de São Luís movimentou cerca de 150 mil passageiros em junho, alta de 15% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Destaque para os mosaicos que deram um novo colorido às tradicionais bandeirinhas juninas que todos os anos enfeitam o Centro Histórico de São Luís. “Fomos procurados por grandes empresas. Foi em nível nacional e até internacional. Uma divulgação excelente do nosso trabalho, nunca tivemos isso”, disse Maria Ylma Santana, uma das artistas responsáveis pelos mosaicos.

Vila Cultural

Também encantou os brincantes a Vila Cultural montada no Arraial do Ipem. Milhares de maranhenses e turistas aproveitam para tirar fotos no espaço, que contou com réplicas de oito equipamentos culturais e históricos do Maranhão, como o Teatro Arthur Azevedo. A Vila acabou virando um sucesso nas redes sociais e na televisão.

Natal do Maranhão 

Para se despedir de 2019 com chave de ouro, o Governo do Maranhão preparou mais uma grande festa: o Natal do Maranhão.

A Casa do Papai Noel, a Árvore Cantante, o desfile de personagens natalinos, o videomapping e o Papai Noel gigante foram alguns dos destaques da cidade natalina, montada em pleno Centro Histórico e que atraíram milhares de pessoas de todas as idades.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário