segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
Parceria vai possibilitar capacitação de 11 mil alunos do ensino médio, fomentando a cultura empreendedora de norte a sul do Maranhão

No próximo dia 28 de janeiro, o Sebrae e a Secretaria de Estado da Educação – Seduc formalizam parceria intitulada “O despertar de futuros empreendedores”, em evento que acontece às 17h, no auditório Armando Gaspar, do Sebrae Jaracaty.

A parceria tem como objetivo a disseminação de conteúdos sobre empreendedorismo e fomento à cultura empreendedora nas unidades de ensino médio vinculadas à Secretaria de Estado da Educação, beneficiando cerca de 11 mil alunos da rede estadual de ensino.

As ações serão implementadas de imediato nos IEMAS Vocacionais (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), num total de 22 unidades e, além disso, em 48 escolas da rede estadual de ensino médio em São Luís.

Nessas unidades, será implementada durante o ano letivo nas escolas selecionadas pela Seduc, a metodologia ‘Despertar’, operacionalizada pelo Sebrae. A metodologia trabalha uma visão ampla do empreendedorismo, incentivando a formação de jovens empreendedores e a disseminação de valores como cooperação, cidadania e ética, por meio de práticas pedagógicas específicas como leituras, trabalhos de campo e a realização de uma Feira do Jovem Empreendedor. A feira representa a culminância das ações realizadas durante o ano letivo. E, além disso, durante o processo, os professores envolvidos serão capacitados pelo Sebrae para aplicação da metodologia, com acompanhamento permanente de técnicos da instituição.

“Como se trata de uma parceria guarda-chuva, a iniciativa vai possibilitar o alcance de um número bem maior de alunos, em outros municípios do estado, possibilitando que, ao final, esses estudantes estejam mais comprometidos com o desenvolvimento pessoal e profissional e com maior consciência acerca do empreendedorismo como alternativa Vde inserção no mercado de trabalho”, explica Raissa Amaral, gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae no Maranhão.

De acordo com Raissa, a parceria, além de difundir a cultura empreendedora entre jovens e adolescentes do ensino médio, abre caminho para que essa iniciativa chegue a localidades nas mais diversas regiões do estado, dada a capilaridade da rede estadual de ensino médio.

“A Seduc traz mais uma novidade nas escolas, que é o projeto de empreendedorismo em parceria com o Sebrae. Esse projeto pretende desenvolver a cultura do empreendedorismo nos nossos jovens e, assim, gerar mais oportunidades e qualificação profissional atingindo o estado como um todo. A expertise do Sebrae é fundamental para colhermos bons resultados nesse projeto, que é pioneiro no Maranhão”, frisa o secretário adjunto da Seduc, André Bello, ressaltando a importância dessa iniciativa para a formação de jovens cidadãos empreendedores mais bem preparados para realidade atual.

CULTURA EMPREENDEDORA

Há mais de uma década, o Sebrae vem atuando no sentido de fomentar a cultura empreendedora entre os jovens, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que tem como objetivo fomentar a o empreendedorismo nas instituições de ensino em todos os níveis.

Trabalhando de forma criativa e inovadora, com linguagem e estratégias adequadas, alinhadas à realidade local, estudantes e professores são levados a desenvolver atitudes e comportamentos empreendedores, em um processo que beneficia escolas, instituições de ensino e a comunidade em geral.

Uma das estratégias do PNEE é justamente a Metodologia Despertar. Hoje, cerca de 1.200 alunos do ensino médio já recebem conteúdos focados no empreendedorismo nas seguintes escolas da rede privada: Dom Bosco de Balsas; Marly Sarney (Sesi Imperatriz); Anna Adelaide Bello (Sesi São Luís) e Dom Bosco São Luís.

Em 2019, o Sebrae atendeu mais de 60 mil alunos em todo o Maranhão com conteúdo de empreendedorismo, em parceria com instituições educacionais, abrangendo estudantes do ensino fundamental, médio e superior.

“A parceria com a Seduc vem justamente ampliar o número de alunos atendidos, abrangendo desta feita a rede pública, o que nos permitirá trabalhar nas mais diversas regiões do estado, beneficiando alunos e professores, apoiando a formação de jovens com visão empreendedora e competências pessoais e profissionais alinhados com a nova dinâmica do mundo do trabalho”, completa Raissa Amaral.


SERVIÇO

O QUE: LANÇAMENTO DA PARCERIA SEBRAE-SEDUC “O DESPERTAR DE FUTUROS EMPREENDEDORES”

DATA: 28/01/2020

HORÁRIO: 17h

LOCAL: AUDITÓRIO SEBRAE JARACATY

CONTATO:  Laurene Maia - UMC Sebrae

                  (98) 98114-1248

Informação: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário