quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
Parceria vai possibilitar capacitação de imediato de 11 mil alunos do ensino médio, fomentando a cultura empreendedora de norte a sul do Maranhão


São Luís - Uma parceria formalizada entre o Sebrae e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), intitulada “O despertar de futuros empreendedores, terá reflexos na formação de jovens com visão empreendedora em todo o Maranhão.

Celebrada nesta terça-feira (28), em evento realizado no auditório Armando Gaspar, do Sebrae Jaracaty, a parceria tem como objetivo a disseminação de conteúdos sobre empreendedorismo e fomento à cultura empreendedora nas unidades de ensino médio vinculadas à Secretaria de Estado da Educação, beneficiando cerca de 11 mil alunos da rede estadual de ensino num primeiro momento, mas com perspectiva de alcançar 30 mil alunos dada a capilaridade da rede de ensino pública, viabilizando também a capacitação de mais de 1000 professores da rede estadual.

As ações serão implementadas de imediato nos IEMAS Vocacionais (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), num total de 22 unidades e, além disso, em 48 escolas da rede estadual de ensino médio em São Luís.

“Só conseguiremos construir o futuro, se trilharmos o mesmo caminho, atuando em favor de objetivos comuns. Esta parceria com a Secretaria de Estado da Educação representa um esforço do qual o Sebrae se orgulha de fazer parte, algo que está ligado à missão da Instituição, que é apoiar o pequeno negócio, mas atuar na base, ajudando a preparar desde cedo os empreendedores que vão comandá-los, qualificando os nossos jovens para a realidade do mercado de trabalho e preparando-os para os desafios do mundo atual. Esse investimento, muito mais que uma política de governo, é uma política de estado, um investimento no Maranhão, na nossa gente”, assinalou o superintendente do Sebrae, Albertino Leal, durante o evento.

O lançamento da parceria contou com a participação de quase 200 professores da rede pública, representantes de Instituições educacionais, do vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo; do superintendente Albertino Leal Filho; do diretor Técnico Mauro Borralho; da gerente da Unidade de Cultura Empreendedora, Raíssa Amaral; do secretário adjunto da Seduc, André Bello; da supervisora de Educação Profissional da Seduc, professora Josélia de Castro e convidados.

Operacionalização


Por meio da parceria, durante o ano letivo, será implementada, em escolas selecionadas pela Seduc, a metodologia ‘Despertar’, após a capacitação dos professores. A expectativa capacitar mais de 600 professores em todo o estado, sendo que 300 destes já no primeiro semestre de 2020.

“Mais do que nunca vivemos o imperativo de investir na educação como caminho para a inclusão e superação dos desafios históricos do Maranhão. Não é pouca coisa, em tempos de crise, de otimização dos recursos, capacitarmos 11 mil alunos e quase 1000 professores em todo o Maranhão com conteúdos empreendedores, alinhados com as novas diretrizes do ensino médio. Trata-se de uma grande conquista, que terá reflexos de imediato e em longo prazo, que ajudarão a mudar o perfil empresarial do Maranhão”, frisou o secretário adjunto da Seduc, André Bello.

A metodologia Despertar trabalha uma visão ampla do empreendedorismo, incentivando a formação de jovens empreendedores e a disseminação de valores como cooperação, cidadania e ética, por meio de práticas pedagógicas específicas como leituras, trabalhos de campo e a realização de uma Feira do Jovem Empreendedor. A feira representa a culminância das ações realizadas durante o ano letivo. E, além disso, durante o processo, os professores envolvidos serão capacitados pelo Sebrae para aplicação da metodologia, com acompanhamento permanente de técnicos da instituição.

“Como se trata de uma parceria guarda-chuva, a iniciativa vai possibilitar o alcance de um número bem maior de alunos, em outros municípios do estado, possibilitando que, ao final, esses estudantes estejam mais comprometidos com o desenvolvimento pessoal e profissional e com maior consciência acerca do empreendedorismo como alternativa de inserção no mercado de trabalho. Isso nos permitirá ampliar a atuação do Sebrae, atuando na base ao potencializar a formação de jovens com visão empreendedora”, assinala o diretor Técnico, Mauro Borralho.

 De acordo com ele, a parceria, além de difundir a cultura empreendedora entre jovens e adolescentes do ensino médio, abre caminho para que essa iniciativa chegue a localidades nas mais diversas regiões do estado.

CULTURA EMPREENDEDORA

Há mais de uma década, o Sebrae vem atuando no sentido de fomentar a cultura empreendedora entre os jovens, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que tem como objetivo fomentar a o empreendedorismo nas instituições de ensino em todos os níveis.

Trabalhando de forma criativa e inovadora, com linguagem e estratégias adequadas, alinhadas à realidade local, estudantes e professores são levados a desenvolver atitudes e comportamentos empreendedores, em um processo que beneficia escolas, instituições de ensino e a comunidade em geral.

Uma das estratégias do PNEE é justamente a metodologia despertar. hoje no maranhão, cerca de 1200 alunos do ensino médio já recebem conteúdos focados no empreendedorismo nas seguintes escolas da rede privada: Dom Bosco de Balsas; Marly Sarney (Sesi Imperatriz); Anna Adelaide Bello (Sesi São Luís) e Dom Bosco São Luís.

Em 2019 o Sebrae atendeu a 5% de todos os alunos matriculados no ensino fundamental do Maranhão, incluindo-se instituições públicas e privadas. Esse percentual corresponde a aproximadamente 59 mil alunos, em 63 municípios distintos, em instituições privadas e em 60 prefeituras parceiras. Em 2020 esse número será ampliado em mais de 30 mil novos alunos.

No Ensino Médio foram atendidos aproximadamente 1200 estudantes, em escolas privadas, que realizaram a Feira Jovem Empreendedor como culminância.

Na Educação Profissional e Superior, o Sebrae atuou com diversas metodologias em instituições privadas e públicas, dentre as quais Unibalsas, UFMA e IFMA, em que foram realizadas disciplinas, oficinas, cursos e palestras que versaram pelos temas empreendedorismo, inovação, design thinking, dentre outros temas.

Com foco na capacitação continuada de professores foram realizados três Fóruns de Educação Empreendedora no estado (São Luís, Caxias e Santa Inês) que somam aproximadamente 1000 professores. 

Informação: Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário