sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

SÃO LUÍS - O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, recebeu, nessa quinta-feira, 16, representantes do Consulado Norte-Americano no Recife para viabilizar parcerias e fomento ao estudo da língua inglesa, por meio do programa English Language Fellow Program, que envia especialistas da língua inglesa para países em todos os continentes. O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), centro binacional com reconhecimento da embaixada americana no Brasil, intermediou o encontro entre as duas instituições.

A UFMA vai oferecer a estrutura física para a execução do programa, e a embaixada enviará a especialista Pilar Jan Penn para ministrar o curso. “Estamos dispostos a garantir que a Universidade avance rumo ao futuro na área tecnológica e na produção do conhecimento por meio da internacionalização. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para desenvolver a UFMA, mediante convênios e parcerias”, declarou o reitor.


O programa seleciona profissionais com expertises na área, mantendo o foco no ensino público, recepciona especialistas no Brasil e é responsável por toda a parte burocrática, além de auxiliar no planejamento e na viabilidade de execução do projeto. “Possuímos bons mecanismos para produzir resultados concretos na formação desses estudantes, mas queremos agregar ainda mais benefícios aos contemplados por nossas iniciativas. A parceria com a Universidade Federal do Maranhão vai alavancar ainda mais as nossas intenções e trazer grande desenvolvimento cultural ao Estado do Maranhão”, pontuou o especialista em diplomacia pública do consulado americano no Recife, Stuart Beechle.

Ao todo, serão ofertadas 125 vagas para o curso de inglês avançado, ministrado pela especialista Pilar Jan Penn, que virá da cidade de Atlanta (Georgia, EUA). O diretor do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, Claudionor Borges Junior, deu mais detalhes sobre o programa. “Nós temos a missão de, por meio do ensino da língua inglesa, trazer um pouco da cultura americana para a educação. Isso engloba uma série de ações, entre elas, o comprometimento com o ensino público. Aqui na UFMA, nós vamos trabalhar com alunos do curso de Letras. A ideia central é favorecer que o ensino da língua inglesa no Maranhão tenha um aumento significativo em sua qualidade”, detalhou.


Presente na reunião, Jennifer Uhler, chefe do Regional English Language Office (Relo), escritório de língua inglesa na embaixada, que administra os programas no Brasil, também falou da importância da parceria. “Acredito que essa parceria vai dar muito certo, pois nosso foco é nos professores e alunos, que são o futuro do país”, complementou.

Sobre a especialista

Educadora profissional com mais de 20 anos de experiência em ensino, aprendizagem e tutoria de adultos e crianças, Pilar Jan Penn é bacharel em Biologia pela Tuskegee University, desde 1983. É doutora na área jurídica com distinção pela Vanderbilt School of Law.

É autora do livro Roots of Self-Mastery: The Beginning of Practical Wisdom (Raízes do autodomínio: o começo da sabedoria prática), um guia instrutivo para o desenvolvimento de caráter nos jovens.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário