quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Acontece durante toda esta semana (17 a 21), a capacitação ‘Organização e Dinamização de Bibliotecas’, realizada pela Biblioteca Benedito Leite para profissionais da biblioteca municipal de Governador Edison Lobão e do Farol do Saber da cidade de Barreirinhas. O curso integra as ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, coordenado em todo o estado pela BPBL.

A formação, com carga horária de 40h, visa capacitar os profissionais que atuam nas bibliotecas para que sejam multiplicadores no trabalho de incentivo à leitura no seu município, melhorar a qualidade nos produtos e serviços oferecidos a comunidade, e mostrar a importância das bibliotecas públicas enquanto instrumento de transformação social e equipamento cultural público, que precisa estar a serviço de todos.

Durante a Capacitação, os profissionais das bibliotecas passam por todos os setores da Benedito Leite, do atendimento aos serviços técnicos, recebem programa livre de gerenciamento de informação, e no final cada biblioteca recebe um kit com 100 livros para que possam atualizar o acervo de suas bibliotecas.

Esse treinamento é oferecido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas durante todo ano e, qualquer município que tenha biblioteca em funcionamento pode participar.

O Sistema de Bibliotecas Públicas do Maranhão, coordenado pela Biblioteca Benedito Leite, atua na perspectiva de integrar as bibliotecas públicas existentes em vários municípios do Maranhão.

Nos últimos anos, o sistema atendeu 182 municípios com serviços diversos, como capacitações, orientações para editais, supervisão e doação de acervos. Fazem parte do sistema 169 bibliotecas públicas municipais, 118 bibliotecas da rede Farol do Saber e mais 20 bibliotecas comunitárias cadastradas.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário