terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
Medidas de acessibilidade e inclusão garantiram a alegria de todos os foliões (Foto: Handson Chagas)
Carnaval da inclusão. Assim pode ser definido o Carnaval do Maranhão 2020, que a exemplo dos anos anteriores contou com diversos itens de acessibilidade, proporcionado a interação de vários públicos com espaços para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os circuitos da folia foram adaptados com itens que têm facilitado o ir e vir deste público, além de intérprete de libras nos shows.

Foram estruturadas áreas de embarque e desembarque, setores de acessibilidade, estrutura de bar, banheiros adaptados, rampas e a presença de intérpretes de libras nos circuitos Beira-Mar, Madre Deus e Rio Bacanga. “O planejamento teve como propósito garantir às pessoas com deficiência o acesso facilitado aos circuitos da folia e que possam se divertir com todos em uma festa popular e de todos”, pontuou o titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Anderson Lindoso.

Medidas de acessibilidade e inclusão garantiram a alegria de todos os foliões (Foto: Handson Chagas)
Medidas de acessibilidade e inclusão garantiram a alegria de todos os foliões (Foto: Handson Chagas)
“Em todo o circuito de Carnaval promovido pelo Governo do Maranhão foram projetados espaços de acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O Carnaval é uma festa democrática e com o Bloco do Travessia proporcionamos diversão e visibilidade a esse público”, destacou o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo.

A programação infantil no Parque do Rangedor, realizada no Domingo Gordo de Carnaval, também contou com acessibilidade. Cadeirantes e seus acompanhantes puderam aproveitar a programação em espaço adequado, fruto de ação integrante do Serviço Travessia. O Bloco do Travessia brilhou no evento infantil com alegria e diversão. Os participantes tiveram o transporte de ida e vinda ao circuito garantido pela MOB e, ainda, foram acolhidos em área adaptada para eles. 

O administrador Sidney Damasceno é pai de Maria Eduarda, que é cadeirante. Ele e a filha se divertiram com as atrações do Carnaval do Maranhão no espaço reservado para pessoas com deficiência, no Circuito Beira Mar. “Eu já tinha participado do carnaval neste espaço, no ano passado e parabenizo pela iniciativa. A estrutura está ainda melhor e a gente se sente incluído. Ter esse espaço para trazer as crianças, a família, a gente se sente seguro, brinca com tranquilidade. Foi muito especial para mim e para ela”, disse.  

Circuitos tiveram espaços com acessibilidade (Foto: Karlos Geromy)
A cadeirante Maria Corrêa elogiou a inciativa, lembrando que, com essa oportunidade, todos podem aproveitar o melhor da festa. “O que o Governo do Estado fez está sendo bom demais. A melhor coisa é a gente poder sair de casa com dignidade e segurança para se divertir. Mostra a importância por nós, que estamos em cadeira de rodas e somos respeitados e incluídos”, disse ela, que tem aproveitado a agenda da folia. 

O trabalho de adaptação dos espaços da folia foi organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secma, com apoio de representantes da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), da MOB e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT), órgão da Prefeitura de São Luís.

Informações e fotos: Agencia de Noticias MA

0 comentários:

Postar um comentário