quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
A história e os pontos turísticos da capital maranhense fizeram parte do curso de capacitação aos motoristas de aplicativo de mobilidade urbana. A ação da Secretária de Estado do Turismo (SETUR) tem o intuito de incrementar o turismo na baixa temporada e qualificar o atendimento aos visitantes. O curso foi realizado no mês de janeiro, e na tarde desta terça-feira (11) eles vivenciaram, de forma prática, o aprendizado no City Tour pelo Centro Histórico de São Luís.

O secretário estadual do Turismo, Catulé Júnior, destacou que a intenção não é tornar o motorista de app um guia de turismo, mas capacitá-lo como multiplicador de informações. “Os motoristas qualificados conheceram alguns pontos de visitação, e agora podem indicar com propriedade, os atrativos turísticos para as visitações.”

Durante o city tour, a guia de turismo da Setur (MA), Emanuelle Cordeiro apresentou a história da cidade, das praças, museus, explicando a procedência dos nomes, dias e horários de funcionamento e a estrutura disponível.

Motorista de App há 2 anos, o maranhense, Gilvan Carlos Rocha da Silva, conta que não conhecia a história do Centro histórico. “Com o curso estou aproveitando e aprendendo sobre a cidade que eu nasci e não conhecia muito dos lugares que estou conhecendo neste roteiro. Sempre turistas solicitam nossos serviços, é muito bom saber da nossa história e falar com propriedade, sobre o que São Luís e o Maranhão tem de atrativos turísticos”, afirma Gilvan Carlos.

O gaúcho, Álvaro da Silva, residente em São Luís, trabalha como condutor em App há 2 anos, e ressalta a importância de levar ao conhecimento dos motoristas a influência do turismo no desenvolvimento da Cidade. “Nós geralmente somos os primeiros a ter contato com os turistas, e o curso dá apoio para divulgarmos como funciona a cidade e as riquezas do estado”, observa Álvaro.

CAPACITAÇÃO

O superintendente de qualificação da Setur, Fernando Campelo, ficou satisfeito com o perfil dos participantes. “São profissionais com vontade de aprender. No curso além de ensiná-los, conseguimos ouvi-los. Eles enxergam detalhes da cidade que outros não veem. Temos de atender bem os turistas e toda a população”.

A Setur já realizou três turmas para motoristas de App, no qual os participantes passam por aulas teóricas e no segundo momento participam de um passeio pelo centro histórico da cidade. Ao final do curso, os motoristas receberam certificado e o material como mapas turísticos.

Em breve, a cidade contará com uma nova ferramenta ao apoio turístico. “Vamos lançar o App de Turismo que será um guia em português, inglês e espanhol com informações sobre hospedagem, restaurantes, bares e passeios na nossa terra de encantos” eplicou o secretario Catulé Junior.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário