terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
Cidade Negra foi o destaque da noite de domingo para os foliões na Beira-Mar (Foto: Gilson Teixeira)
Sucesso desde 2017, o Circuito Beira Mar voltou com força total no carnaval deste ano. Neste domingo (23), uma verdadeira multidão acompanhou os shows na estreia do corredor da folia em 2020.

Artistas locais e nacionais animaram os foliões tanto no palco quanto no circuito de trios. Destaque para o show emocionante da cantora paulista Maria Rita no Bloco do Bem, e para a vibração sonora da banda Cidade Negra, fechando com chave de ouro a festa.    

Banho de Axé

Antes, um banho de axé marcou a abertura da festa no Circuito Beira Mar, um dos mais belos cartões postais de São Luís. Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (Povos de Terreiro), Grupos de Capoeira, Casinha da Roça e Blocos Afros “lavaram” a avenida, em manifestação que representa purificação da alma e empoderamento do povo negro.

Shows, emoção e energia

Às 16h, o show da banda maranhense Kayambá abriu a programação no palco, seguido da banda Mix in Brasil, grupo Sindicato do Samba e do Bloco da Escangalhada, liderado pelos também maranhenses Vinaa e Milla Camões. 

Já no circuito de trios, a festa começou às 17h com o Bloco do Bem comandado pela cantora Maria Rita. A filha de Elis Regina emocionou o público cantando sambas e clássicos como “Cara valente” e “Mestre-Sala dos Mares”. 

Cantora Maria Rita ficou emocionada com o show no Circuito Beira Mar (Foto: Handson Chagas)
O ponto alto foi quando Maria Rita cantou ‘a capella’ a música “Como nossos pais”, composição de Belchior, magistralmente interpretada por Elis em gravação de 1976.   

“O público pediu e eu atendi. Eu cantando e todo mundo cantando junto fez o meu coração transbordar. Estou completamente em estado de choque”, disse a cantora nas redes sociais, logo após o show em solo maranhense.    

O circuito de trios ainda contou com a animação do Blocão do Jacaré, Jegue Folia, Confraria do Copo, Trio do Reggae (Gdam), Marabloco Elétrico e Bicho Terra. O encerramento ficou por conta do show eletrizante da banda Cidade Negra no Bloco Lamparina.

A festa com a banda Cidade Negra chegou ao ápice quando o vocalista Toni Garrido desceu do trio e cantou “Vamos Fugir”, de Gilberto Gil, no meio dos foliões e ao lado do governador Flávio Dino, que assistia ao show na avenida. 

Cantor Toni Garrido desceu do trio e se juntou à multidão junto com o governador Flávio Dino (Foto: Gilson Teixeira)
“A gente sempre acha que o nosso reggae não está à altura do reggae do Maranhão. E a gente chega aqui e é recebido com todo o carinho”, afirmou Toni Guarrido ao final da apresentação. 

Foliões aprovam circuito

A bela festa na estreia do Circuito Beira Mar no Carnaval do Maranhão agradou maranhenses e turistas, que aprovaram o corredor da alegria que redesenhou a rota da folia em São Luís.   

O estudante Bruno Coelho mora no município de Magalhães de Almeida e pela primeira vez passa o carnaval na ilha. Ele adorou a festa na Avenida Beira-Mar. 

“Tô achando fantástico, primeira vez que venho. É uma coisa linda a cultura do Maranhão e eu tô adorando tudo isso. Tô amando demais as atrações nacionais que estão aqui esse ano”, disse Bruno.

O turista francês Beltrand Landhauser está há duas semanas no Maranhão e aproveitou para levar seu filho pequeno para a folia. “Está bem legal. Nós fomos em vários eventos”, contou o francês. 

Sidney Damasceno é administrador e pai da Maria Eduarda, que é cadeirante. Os dois curtiram a brincadeira no espaço do Circuito Beira Mar dedicado a pessoas com deficiência. “Ano passado a gente já participou desse espaço. Hoje está ainda mais estruturado. Isso é fundamental e eu acho magnífico”, ressaltou Sidney. 

Mais festa

O carnaval no Circuito Beira Mar está apenas começando. Até a terça-feira (25), o corredor será o palco para dezenas de atrações locais e nacionais, como Margareth Menezes, Mariana Aydar, Criolina, Duda Beat, Otto e Zeca Baleiro.  

A programação completa dos quatro circuitos da folia está disponível no site www.ma.gov.br/carnavaldomaranhao e no aplicativo Carnaval do Maranhão, disponível para smartphones com sistema operacional Android.

O Carnaval do Maranhão 2020 é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís e apoio do Grupo Mateus.

Informações ve fotos: Agência de Notícias MA

0 comentários:

Postar um comentário