quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020
Iniciativa contempla ações em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Alcântara. Em dois anos, foram investidos quase R$ 800 mil, beneficiando diretamente 120 empreendimentos com ações e consultorias.

A importância da indústria turismo se coloca como peça chave nos resultados anuais da economia global. Estudos do World Travel & Tourism Council (WTTC) mostram que o Brasil é o quinto país no mundo onde o turismo tem o maior impacto na formação do PIB. Nesse contexto, o Maranhão tem tido expressiva contribuição.

Um dado mostra o vigor da atividade em 2019. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o turismo acumulou, de maio a outubro de 2019, uma evolução na receita nominal fruto da atividade turística de 7,2%. Somente em outubro, o crescimento foi de 1,4 % com relação a setembro, gerando um acumulando no ano de crescimento real de 4,1%, o que sinalizando um momento propício para o crescimento do setor, fruto de ações das esferas pública e da iniciativa privada.

Outro dado que confirma o bom momento do turismo foi movimento de passageiros registrado no Aeroporto Marechal Cunha Machado (São Luís), cujo fluxo (até novembro de 2019) ultrapassou 1,5 milhão de passageiros, de acordo com dados da Infraero. A expectativa até a virada do ano era de 1,7 milhão, representando uma alta de 10,7% e crescimento médio estimado para os meses de dezembro e janeiro em 8%.

Políticas públicas voltadas ao turismo e a promoção do destino Maranhão e de seus atrativos unidos a um ambiente de parceria institucional bastante produtivo e uma série de melhorias na infraestrutura turística da capital, com a entrega de novos espaços de convivência como o Complexo Deodoro e Rua Grande, a revitalização do Centro Histórico, com um calendário de atrações permanentes (Feirinha São Luís) e um programa de obras e sinalização viária alinhadas com a requalificação de espaços de convivência, aliados à preparação do trade para a gestão dos negócios turísticos e somados a investimentos e iniciativas oriundas de instituições como o Sebrae, tem concorrido para alavancagem do turismo, com impactos positivos especialmente no Pólo São Luís.

“Esse contexto tem trazido para as instituições que atuam no turismo uma série de desafios, especialmente na gestão dos empreendimentos e na articulação de ações, para otimizar recursos, favorecendo o alcance do nosso objetivo maior que é fortalecer a cadeia do turismo como atividade estruturante na economia local, de forma integrada e planejada. O Sebrae, com muita ênfase, tem participado desse esforço, colocando toda a sua expertise e capacidade de trabalho e recursos para desenvolver essa que é uma atividade com potencial imenso a ser trabalhado e onde milita um número expressivo de pequenos negócios”, explicou o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho.

Projeto contempla investimentos para melhorias de gargalos do setor

Por meio do projeto Cadeia de Valor do Turismo, iniciado em 2017 e concluído em novembro último, o Sebrae atendeu cerca de 120 empreendimentos do pólo São Luís, contemplando a capital e os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Alcântara. A prioridade foram os segmentos de hotelaria, restaurantes, agências de viagens e artesanato, com investimento de cerca de R$ 800 mil reais, em dois anos. 

Dentre as estratégias de ação, destaque para a realização de palestras, seminários, missões empresariais (cinco, só em 2019), rodadas de negócios (duas, em 2019), orientação direta ao empreendedor (mais de 600, em 2019) e consultorias (quase 1200 horas de consultoria, em 2019).

Além disso, a articulação das ações do pólo São Luís com os demais projetos de turismo executados pelo Sebrae no Maranhão, como por exemplo a integração com a Rota das Emoções e os pólos Floresta dos Guarás e Chapada das Mesas, somadas às articulações institucionais decorrentes de ações do Ministério do Turismo, como por exemplo o Investe Turismo, que deve injetar recursos extra para fortalecimento da cadeia turística, tem tudo para ampliar o cenário de crescimento, assegurando sustentabilidade e inovação.

Só através do Investe Turismo, deverão ser injetados no Maranhão cerca de R$ 2,1 milhões, beneficiando municípios integrantes da Rota das Emoções e São Luís, considerada a porta de entrada e/ou de saída da rota.

“Esse projeto tem sido importante para fortalecimento do turismo no Pólo São Luís, com resultados bastante positivos até o momento, especialmente no acesso a mercado e na capacitação dos empreendimentos através de consultorias, analisou o diretor Técnico, Mauro Borralho.

“Para 2020, nosso desafio é uma remodelagem do projeto, com a ampliação das empresas atendidas contemplando os demais municípios integrantes do pólo e tomando como base em informações coletadas nos mapeamentos de atrativos religiosos e de São José de Ribamar, fortalecimento do ambiente institucional e das experiências com o turismo de vivência e estímulo às ações integradas e colaborativas e de melhorias na gestão, com a incorporação de tecnologia à gestão turística”, completou o diretor.

DESTAQUES

Várias ações se destacam nesse processo. Uma delas, focada na melhoria do atendimento ao turista, fruto de parceria entre o Sebrae, o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), e a Associação de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (ASLIT), propiciou a capacitação de bares e estabelecimentos voltados ao turista na Avenida Litorânea, em São Luís, beneficiando cerca de 60 empreendimentos.

Ainda na perspectiva de gerar soluções tecnológicas para o trade, com foco em questões como a falta de informações sobre serviços e atrativos do pólo São Luís, de tecnologias que retratem a experiência do turista no pólo, de instrumentos de gestão e para a própria divulgação de atrativos, o Hacktour, realizado em maio de 2019 com a participação de 30 jovens empreendedores entre designers e desenvolvedores, possibilitou a formulação de cinco soluções (como aplicativos e jogos) que deverão contribuir para a dinamizar a atividade, em sintonia com as novas tendências de gestão dos negócios turísticos.

O artesanato também mereceu destaque entre as ações do projeto Cadeia de Valor do Turismo, com a oferta de consultoria especializada em design visando o desenvolvimento de coleção de souvernirs e peças natalinas focadas na iconografia maranhense e identidade regional, abrangendo segmentos como cerâmicas, artesanato em fibra, utilitários e peças para decoração.

Em um ano de fortalecimento de parcerias institucionais, em que se destacam parcerias e ações em conjunto com as secretarias municipal e estadual de Turismo e com entidades do setor, como ABIH, Abav, Aslit, Sehama, sindicatos de hotéis, bares e restaurantes, entre outros, o projeto Cadeia de Valor do Turismo trabalhou para formalizar – já fase final de conclusão – a primeira Cooperativa em Turismo Receptivo da Região Metropolitana de São Luis, cujo funcionamento deverá ser anunciado em breve, com reflexos no fortalecimento do espírito de cooperação, especialmente entre os envolvidos na atividade do Turismo de Experiência.

Outro importante gargalo para o qual o projeto buscou soluções com resultados positivos foi no acesso a mercado, atuando por meio de estratégias como a participação em missões empresariais e rodadas de negócios. Dentre as ações, destaque para participação no Festival Mercado das Tulhas 2019 e no Wine Celebration e na ExpoIndústria 2019, alinhado com os projetos de Economia Criativa e de Alimentos e Bebidas na Regional de São Luís.

Também se destacam as participações nas missões técnicas à WTM Latin América (em São Paulo); ao Congresso Nacional de Hotéis – Conotel e Equipotel 2019 (em Goiânia/GO); à 47ª Abav – Feira das Américas e Encontro da Braztoa 2019 (em setembro/2019, em São Paulo); ao 13º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras (em São Paulo) e ao 4° Salão da Rota das Emoções, realizado em novembro último, em Parnaíba/PI e na ABIH Business, em São Luís, onde uma rodada de negócios envolvendo a rede hoteleira e fornecedores de insumo, gerou negócios em médio prazo da ordem de R$ 432 mil reais.

“Esses eventos, além de colocarem o trade local em contato com compradores de outros estados e até de fora do País e de possibilitarem intercâmbio com os diversos polos turísticos do estado, resultaram em network, acesso às inovações do mercado e a tecnologias em alta na gestão do turismo, em capacitação, troca de experiência, na promoção do destinos contemplados no Pólo São Luís e na geração de negócios imediatos e futuros”, analisa o gerente da Unidade de São Luís, Mauro Formiga.

Mapeamentos apontam informações para planejar atividade turística no pólo

Duas ações empreendidas no Pólo São Luís terão reflexos no planejamento de ações para o futuro. A primeira delas é o Inventário Turístico de São José de Ribamar, entregue pelo Sebrae em setembro de 2019.

O levantamento retrata vocações, atrativos, problemas, oportunidades e ameaças em distintas áreas de São José de Ribamar em relação ao turismo e atividades afins (cultura, esporte e lazer). São dados que oferecem subsídios para planejar o desenvolvimento do turismo, agregando valor à economia local com oportunidades reais para os pequenos negócios.

Alinhado com as diretrizes do Ministério do Turismo, o Inventário resulta de convênio entre o Sebrae e a Prefeitura de São José de Ribamar em 2017 e contempla um conjunto de dados fundamentais para o planejamento sustentável da atividade turística nos próximos anos.

“Com esses dados, o Sebrae se coloca como parceiro desse desafio, com toda a sua expertise, apoiando na capacitação dos empresários e na preparação do trade turístico, dos pequenos negócios e da população para esse crescimento”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Raimundo Coelho.

Ao lado dessa iniciativa, também foi entregue, em novembro, o Mapeamento dos Atrativos Turísticos Religiosos do Pólo de São Luís, estudo viabilizado pelo Sebrae que aponta forte potencial do pólo para o turismo religioso, com um calendário de eventos oriundo das diversas matrizes religiosas, que soma mais de 150 eventos e atrativos.

O levantamento, que teve como objetivo a identificar recursos culturais-religiosos na grande São Luís, contempla os municípios de São Luís, Alcântara, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Os dados agregam subsídios para uma proposta de roteirização turística no polo de São Luís, além de apontar oportunidades de mercado no segmento.

Além de incluir pesquisa sobre necessidades do turista que busca atrativos religiosos no Pólo São Luís, informações decisivas para o planejamento da atividade, o Mapeamento inclui ainda quatro propostas de roteiros com foco nesses atrativos: Festas dos Padroeiros e Padroeiras, abrangendo as principais festas religiosas católicas da grande São Luís; Roteiro De pé na Fé (visitação às igrejas e monumentos do centro histórico de São Luís); City Tour Caminho Santo (incluindo os Passos da Paixão de Cristo, ruínas, monumentos, igrejas e marcos religiosos nos vários municípios do pólo) e, por fim, o Roteiro Mina que eu Vou, focando os atrativos das religiões de matriz africana, com visitação aos templos de tambor de mina mais tradicionais de São Luís: Casa das Minas e Fanti-Ashanti.

De acordo com a gestora do projeto Cadeia de Valor do Turismo, Shamia Renata, com esses dados, será possível planejar alternativas de aproveitamento do potencial turístico do pólo e atuar nas lacunas que tem impedido esse aproveitamento de forma mais efetiva. “Esse potencial precisa ser percebido e trabalhado como uma oportunidade de negócios e de ampliação de mercado”, opina a gestora.

Turismo de Experiência: inovação sintonizada com o mercado

Atuando com foco na inovação e de olho nas novas tendências no mercado do turismo, o Sebrae lançou, durante a World Travel Market Latin American (WTM Latin American) portifólio contendo de roteiros turísticos focados no turismo de experiência, abrangendo São Luís, Alcantara, Raposa e São José de Ribamar.

Focados em um conceito que se contrapõe ao turismo de massa, os quatro roteiros têm como base a oferta de experiências autênticas e inusitadas ao turista, fugindo do tradicional binômio contemplação/descanso, seja oferecendo o aprendizado de algo novo ou com a vivência de experiências fora do comum no que se refere ao turismo.

Dentre esses roteiros estão dois passeios náuticos em São Luís e Raposa, chamados dos de “Passeio Náutico em São Luís” e “Banho na Croa do Marisco”, respectivamente; a “Rota das Praias e Quilombos de Alcântara” e outro que foi batizado de “Caminhada de Fé e Vivência das Artesãs de Cerâmica”, em São José de Ribamar.

Os quatro roteiros foram aglutinados em material de divulgação intitulado “História, Sol, Mar, Cultura e Gastronomia: Viva esta experiência”, utilizados pelo Sebrae, em 2019, em ações promocionais fora do estado com resultados positivos para o trade local.

A ideia do turismo de experiência, que desde 2014 vem sendo empregada como conceito base em várias ações do projeto Cadeia de Valor do Turismo na Regional de São Luís, trouxe bons resultados ao agregar valor aos produtos turísticos existentes e aumentar a competitividade dos pequenos negócios do pólo, firmando-se como alternativa aos roteiros tradicionais sem concorrer com estes, contribuindo para aumentar o fluxo e a permanência de turistas no pólo e por agregar novos produtos ao portifólio de agências receptivas, contribuindo para a diversificação de produtos ofertados especialmente para o mercado internacional.

Esse esforço, em 2019, obteve seu mais expressivo resultado, sendo um dos finalistas do Prêmio Nacional de Turismo, de iniciativa do Ministério do Turismo.

“A escolha dos quatro roteiros se deu por estarem mais estruturados para receber o turista e pela vocação para oferecerem novas experiências ao visitante”, explicou Shamia Renata, gestora do projeto de Cadeia de Valor do Turismo na Regional de São Luís.

Ela acrescentou ainda que esta deve ser uma tendência na formulação de novos roteiros e de oferta de produtos turísticos oriundos do pólo São Luís aos mercados emissores. “São produtos direcionados a um mercado disposto a pagar mais para vivenciar essas experiências inusitadas e autênticas”, conclui a gestora.

Informação: Agência Sebrae 

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