quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
 Iniciativa visa diminuir o absenteísmo e aumentar a produtividade do setor no Maranhão


SÃO LUÍS – Criar o hábito saudável de ir ao dentista regularmente é uma dificuldade para a maioria das pessoas que só vão ao dentista, quando estão em situação crítica e insustentável de dor. Atrelado a isso muitas pessoas acham dispensáveis os cuidados com a prevenção da saúde bucal, não investem em um plano odontológico, por considerar os preços elevados ou, sequer tem acesso a serviços odontológicos básicos, oferecidos na rede de saúde pública.

Na contramão desse cenário, o Serviço Social da Indústria (SESI) iniciou essa semana em pequenas e médias empresas da capital, o projeto “Indústria segura e saudável”, que promove o atendimento odontológico dos trabalhadores, que tem acesso aos serviços como exame clínico e profilaxia dentária (processo de limpeza e conservação dos dentes para evitar que doenças odontológicas se instalem e tornem mais difícil o tratamento), que são ofertadas pela Unidade Móvel Odontológica do SESI, dentro da categoria in company.


Para o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, é papel histórico da entidade colaborar efetivamente para a melhoria de qualidade de vida do trabalhador da indústria e desenvolver ações integradas e inovadoras. Ele destacou ainda o investimento e a preocupação das empresas em proporcionar melhores condições de trabalho e a manutenção da saúde bucal dos seus empregados, ao prestar o atendimento médico-odontológico para desta forma, reduzir o absenteísmo por causa odontológica e, consequentemente, aumentar produtividade.

SORRISO GARANTIDO – Uma das empresas industriais que participa do projeto, na capital, é a indústria de vestuário, malharia Milagres, instalada no Parque Universitário, que recebeu a nova unidade móvel dirigível de odontologia do SESI-MA, que ficou estacionada na área da empresa, atendendo os industriários com serviços de exame e limpeza.


A proprietária da malharia, Maria dos Milagres Sousa Moreira Aquino, destacou que essa iniciativa do SESI só vem a somar. “Foi muito bom receber a unidade móvel aqui na minha empresa. Fazendo esse trabalho tão importante da saúde bucal com meus colaboradores. O SESI está de parabéns por essa ação”.

Segundo a supervisora de produção da malharia, Zuleide Oliveira Teixeira, ter a unidade móvel dentro da empresa foi um ganho na produtividade. “Esse é um projeto muito importante do SESI, pois o colaborador reconhece a preocupação da empresa com sua saúde, além de diminuir o absenteísmo, já que evita que ele se desloque para o centro da cidade ou outro local, para tratamento dentário”, destacou.


O cortador de tecidos, Lucas Onébio, 18 anos, confessou que faz quatro anos que não vai ao dentista. “Essa iniciativa é muito boa, porque a gente passa o dia todo no trabalho e não tem muito tempo para ir ao dentista. Aqui recebemos um relatório do que precisamos fazer na clínica, além de uma limpeza”.

Outra unidade móvel está no canteiro de obras de uma construtora em São Luís. Para o encarregado da empresa Constans, Leonel Vieira, que trabalha na construção de um edifício, no Renascença II, esse atendimento in loco facilita a vida do trabalhador e demonstra a preocupação dos empresários. “Nós já somos parceiros do SESI. Esse trabalho é muito importante, garante a saúde bucal dos trabalhadores e facilita, porque eles não precisam se deslocar até a clínica para fazer esse atendimento. A nossa estimativa aqui é atender todos os nossos trabalhadores”.


O pedreiro José Ribeiro de Brito, 62, aprovou a iniciativa e enfatizou que tem mais de sete anos que não sentava na cadeira de um dentista. “A gente sabe que é importante, mas sempre aparece outra coisa e deixamos para depois cuidar da saúde bucal. Com o carro do dentista do SESI aqui na obra fica mais fácil e rápido”.

“A unidade móvel de Odonto é um consultório completo que vem até as indústrias parceiras prestar esse importante serviço. Sabemos que as doenças bucais não podem ser separadas das condições gerais de saúde. Qualquer problema de origem bucal irá, no mínimo, ocasionar desconforto físico e emocional, prejudicando a saúde geral, gerando influência negativa sobre a capacidade produtiva do trabalhador”, enfatizou a dentista do SESI, Amanda Spíndola.


PROGRAMA – O Programa será executado em São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal e Açailândia, contemplando as micro, pequenas e médias empresas industriais maranhenses com atividades econômicas em alimentos e bebidas (panificação, laticínios, sorveteria, cachaça e cervejas artesanais), vestuário (malharias, moda, costurarias e ateliê), gráficas, entre outros. Vale ressaltar que o programa prevê atividades interativas e de prevenção no ambiente de trabalho, proporcionando o conhecimento e maior adesão ao tratamento.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário