sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
As demandas atendem trabalhadores, familiares e comunidades das regiões onde não existem unidades fixas da entidade do Sistema FIEMA.


SÃO LUÍS – As Unidades Móveis do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) levam cursos de educação profissional a vários locais do Maranhão. Funciona assim: empresas e prefeituras de cidades que querem os serviços entram em contato e as unidades fazem o atendimento onde necessário. As demandas atendem trabalhadores, familiares e comunidades das regiões distantes das grandes cidades, capitais e localidades onde não existem unidades fixas da entidade do Sistema FIEMA.

Elas oferecem cursos de iniciação, qualificação e aperfeiçoamento profissional, e as oportunidades são em áreas diversas, tais como: panificação, confecção, soldagem, automação, mecânica, construção civil, entre outras.

As Unidades atendem cidades, de acordo com a necessidade das prefeituras ou empresas, que precisam treinar os funcionários com salas de aula, laboratórios e oficinas compostas por equipamentos de última geração. Muitas vezes as oficinas e as atividades laboratoriais são desenvolvidas na área externa, em frente à Unidade Móvel estacionada estrategicamente na organização ou instituição que solicitou o serviço.

As Unidades Móveis do SENAI desenvolvem atividades durante todo o ano e só não operam quando estão em manutenção. Quando não estão atendendo fora das bases, as escolas sobre rodas dão apoio às unidades fixas, aos eventos e às ações sociais da instituição.

No Maranhão, o SENAI conta com oito Unidades Móveis nas áreas de: Panificação, Construção Civil, Confecção, Soldagem, Automação, Tecnologia da Informação e Refrigeração. Em 2019, a Unidade Móvel Confecção atendeu duas tribos indígenas.

2020 – Para este ano, estão programados atendimentos diversos pelo Maranhão. Na segunda-feira, 2 de março, por exemplo, a Unidade de Construção Civil inicia as atividades móveis de capacitação do SENAI em São Luís para os moradores do povoado Cajueiro. Serão ministrados cursos de Pedreiro de Alvenaria e Carpinteiro de Obras, numa iniciativa do projeto Comunidade Ativa, uma parceria do Porto São Luís com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon), Sindconstrucivil e FIEMA/SENAI. Já em maio, ainda na estrada, será oferecida uma oficina gratuita para comunidade universitária na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), também na Unidade Móvel de Construção.

“O que fazemos é levar a escola até o aluno, rodando o estado do Maranhão em nossas Unidades Móveis e levando oportunidade de qualificação profissional para comunidades e para empresas industriais”, ressaltou o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda.

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário