segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Conheça a história de uma das figuras mais emblemáticas do Carnaval de São Luís,
como surgiu e o seu significado


Depois dos espetáculos natalinos reflexivos, é hora de se preparar para a festa que acontece nas ruas, a festa da carne: o Carnaval. Na folia, tomam conta das ruas as tribos de índios, os blocos-de-sujos, os blocos tradicionais, a casinha da roça, além das escolas de samba. Mas o que seria do Carnaval maranhense se não fosse o fofão, personagem-símbolo do ciclo momesco timbira? O Carnaval, sem dúvida, não seria o mesmo sem a presença dessa figura que encanta e alegra os foliões.

Arauto da folia, o fofão sai às ruas, sozinho ou em bandos, ainda nos dias de dezembro, como prenúncio do período que se avizinha. Tem fofão de todos os jeitos. Criança, adultos e até os idosos brincam os carnavais fantasiados de fofão. “Desde pequeno caio na folia vestido de fofão. É tradição”, relembra o aposentado Elias Furtado, de 85 anos.

O estudante Hélio Silva, de 15 anos, também se diverte muito com a brincadeira. “As crianças ficam aos prantos quando olha a gente”, diz. 

Um pouco de história 

Fantasia que só existe no Carnaval maranhense, alguns dizem que o fofão tem origem no bufão medieval que tem a mesma tradição do bobo da corte, cuja função essencial era a de fazer rir. Outros afirmam que descende do Polichinelo da comédia dell’arte italiana.

Para o pesquisador e historiador José Ribamar Reis a origem do fofão é incerta, assim como a dos arlequins (ver matéria correlata), bobos, clowns da comédia dell’ arte. O fato é que o fofão alegra por onde passa e faz todo mundo cair na festa. Sua indumentária é o que chama mais atenção. Um largo macacão colorido e bem folgado (literalmente, fofão!), com guizos nas pontas e punhos e uma horripilante máscara de borracha, papel machê ou papelão, criação maranhense, com bocarra e calombos na fronte e bochechas e geralmente um nariz enorme marcam a indumentária do personagem. Tendo sempre como grito o tradicional “Ô lá lá e vai o fofão!”. Detalhe: Quem pegar nas bonequinhas que eles carregam consigo, acaba tendo que pagar algum “trocado” senão fica sendo perseguido até o dia acabar.

Arlequins, Pierrôs e Colombinas: o Carnaval começou com eles

A origem do Carnaval vem de uma manifestação popular anterior à era Cristã, tendo se iniciado na Itália com o nome de Saturnálias, festa em homenagem a Saturno. As divindades da mitologia greco-romana Baco e Momo dividiam as honras nos festejos, que aconteciam nos meses de novembro e dezembro. 

Durante as comemorações em Roma, acontecia uma aparente quebra de hierarquia da sociedade, já que escravos, filósofos e tribunos misturavam-se em Conheça a história de uma das figuras mais emblemáticas do Carnaval de São Luís, como surgiu e o seu significado praça pública. Com a expansão do Império Romano, as festas tornaram-se mais animadas e freqüentes. Na época ocorriam verdadeiros bacanais.


No início da era Cristã começaram a surgir os primeiros sinais de censura aos festejos mundanos, na medida em que a Igreja Católica se solidificava. Querendo impor uma política de austeridade, a igreja determinava que esses festejos só deveriam ser realizados antes da Quaresma.


Desde os primeiros tempos, Pierrô, Arlequim e Colombina são personagens centrais do Carnaval. Os trajes multicoloridos destas figuras deram origem às fantasias contemporâneas e são um dos ingredientes da alegria dessa festa popular. Conheça, a seguir, um pouco desses personagens.

Arlequim: personagem da antiga comédia italiana (commedia dell’arte) de traje multicolor, feito em geral de losangos, que tinha a função de divertir o público nos intervalos, com chistes e bufonadas.

Foi posteriormente incorporado como um dos personagens nas peripécias das comédias, transformando-se numa de suas mais importantes personagens. Amante da Colombina. Farsante, truão, fanfarrão, brigão, cínico.

Colombina: principal personagem feminina da commedia dell’arte, amante do Arlequim e companheira do Pierrô. Namoradeira, alegre, fútil, bela, esperta, sedutora e volúvel. Vestia-se de seda ou cetim branco, saia curta e usava um bonezinho.

Pierrô: Personagem também originário da commédia dell’arte, ingênuo e sentimental. Usava como indumentária calça e casaco muito amplos, ornada com pompons e de grande gola franzida.

Aprenda a fazer uma máscara para usarno Carnaval:

Veja o passo-a-passo e use a criatividade na hora de montar a sua máscara.
Você vai precisar de:
- Folha de papel sulfite
- Lápis preto
- E.V.A (emborrachado – 3mm) – laranja
- Estilete
- Tinta relevo com glitter dourado e roxo
- Cola branca
- Lantejoulas
- Elástico roliço na cor preta
- Cola quente

Modo de fazer:

Pegue o lápis preto e desenhe no E.V.A a forma que deseja para a sua máscara. Corte o E.V.A
com o estilete e enfeite com as lantejoulas e a tinta. Decore da maneira que mais gostar. O que vale é a sua criatividade!
Ah, não esqueça de colocar o elástico com a cola quente. Assim, você pode aproveitar mais a folia.

Fotos: Divulgação /Uimar Jr/ Arquivo do Jornal Cazumbá 


0 comentários:

Postar um comentário