segunda-feira, 16 de março de 2020

Hoje (16 de março de 2020) faz 66 anos do incêndio do navio Maria Celeste quando estava no Rio Anil, próximo à Avenida Beira-Mar, em São Luís.

A pintura do incêndio é de autoria de Telésforo de Moraes Rego (1900-1962).

O navio Maria Celeste afundou na manhã do dia 19 de março de 1954, após queimar por três dias, deixando 16 mortos.

Até hoje não foi detectada a causa exata do incêndio. A mais difundida é que o fogo começou quando um cilindro de gasolina foi atingido por uma faísca, que havia saído do tambor de um guindaste enguiçado. Outra versão afirma que a fagulha se originou de uma falha elétrica.

A embarcação era de propriedade da Companhia de Navegação São Paulo, construído em 1944.

Um dos sobreviventes da tragédia foi Apolônio Melônio, cantador do bumba-meu-boi da Floresta, que faleceu no dia 02 de junho de 2015, aos 96 anos. Na época do incêndio, ele trabalhava como estivador.

Mestre Apolônio Melônio lembrando o acidente do Maria Celeste

Acidentes anteriores

Maria Celeste foi uma embarcação cargueira, de propriedade da Companhia de Navegação São Paulo, construída em 1944.  Já havia passado por dois acidentes. Na noite de 18 de agosto de 1949, colidiu com uma pedra na Ilha da Galé, em Santa Catarina, após deixar o porto de Florianópolis. Em 29 de agosto de 1952, por volta das 11h, colidiu com o navio Atlântico no canal de Setiá, na Lagoa dos Patos, no Rio Grande Sul.

Telésforo de Moraes Rego

Telésforo de Moraes Rego foi fotógrafo, pintor, desenhista, caricaturista, cenógrafo, restaurador e professor.

O historiador Carlos de Lima define ele como um artista que trabalhou com material variado. “Sobressaindo-se como aquarelista, com uma série de trabalhos retratando aspectos pitorescos de São Luís”.

Azoubel

A imagem fotográfica mais difundida do incêndio do Maria Celeste é de autoria de fotógrafo Dreyfus Azoubel (1919-2002). Já publicada no site Agenda Maranhão quando Azoubel foi homenageado, na Feira do Livro de São Luís,  ano passado, pelos seus 100 anos de nascimento.

Informação: Agenda Maranhão 

0 comentários:

Postar um comentário