sexta-feira, 27 de março de 2020

Por André Gutemberg 

Parece que foi ontem que iniciei minha caminhada no turismo. Hoje faz 20 anos, mas a emoção de ser guia de turismo continua a mesma.

Sim, a cada serviço uma nova história, um novo amigo, uma nova emoção ao apresentar as belezas do Maranhão. E quantas histórias acumulei. Quantos amigos contabilizei. Quantas famílias adotei como minha. 

A emoção do rosto a quem apresentei o Maranhão fortaleceram meu orgulho de ser maranhense e obrigaram-me a pesquisar e conhecer mais a história e a realidade do Maranhão e me dão a segurança profissional que todo guia de turismo precisa ter.

São 20 anos como guia profissional. O reconhecimento do meu trabalho em 2013 no Prêmio Cazumbá como Guia de Turismo do Maranhão me incentivaram a conhecer e crescer mais na profissão e em 2019 receber o Prêmio do Turismo do Governo do Estado do Maranhão me fala da responsabilidade de trabalhar, colaborar com nosso turismo e incentivar a melhoria dos nossos serviços.

Ser guia de turismo é ser relações públicas, mestre de cerimônia, repórter, contador de história, socorrista, artista, historiador, ser guia turístico, material promocional que tanta gente teima em nos chamar, resolvedor de problemas e de situações, mas acima de tudo é optar por trabalhar pelo Maranhão como profissão.

Nessa caminhada, companheiros como Seu Francimar Brito,  Welligton me ajudaram a crescer como profissional por seus desempenhos na atividade. Outros guias companheiros como Pedro Cardoso, Sérgio,  Augusto, Bento, Nellito, Rodrigo, Rui, Dulce, Valdenor, Zildenice, Wagner, Miracy, Ray , Telma, Marcelo e Nailton  são personagens importantes da história do turismo maranhense que se destacam no cenário do Estado e fortaleceram o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do  Maranhão.

Enfim, uma vida dedicada ao turismo. Pleno, realizado, cheio de bons momentos, olho para trás e com emoção afirmo, valeu a pena e vou continuar com muita garra o meu trabalho, pois guiar é minha arte e minha forma de contribuir para o desenvolvimento do Maranhão.

#guiaréminhaarte 
#guiaspelobrasil 
#guiasdeturismobr 
#vidadeguia 
#ilhadoamor 
#maranhaodeencantos


0 comentários:

Postar um comentário