quinta-feira, 19 de março de 2020
A medida foi tomada em função do novo coronavírus


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, hoje (19), que  a coleta de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que mede o desemprego no Brasil, do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC) e do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) será feita por telefone e pela internet.

Na última terça-feira (17), em função do novo coronavírus, o IBGE decidiu interromper a coleta domiciliar presencial da PNAD C e dos índices de preço e adiar a realização do Censo Demográfico para 2021.

PNAD Contínua

Maria Lucia Vieira, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, solicitou apoio dos brasileiros para atender os entrevistadores da instituição, que seguirão realizando a pesquisa por telefone. “Contamos com a compreensão da sociedade para que o IBGE continue fornecendo informações tão relevantes como a taxa de desemprego e a renda da população”, disse.

“É fundamental que as pessoas informem corretamente os dados ao serem contatadas pelo IBGE por telefone. As informações oriundas dessas pesquisas são essenciais para a sociedade, empresas e gestores públicos em qualquer momento, mas ganham maior relevância nesse período de fortes impactos devido ao novo coronavírus, pois os dados sobre o mercado de trabalho e índices de preço vão mensurar as exatas consequências para a economia brasileira e dar condições para famílias, empresas e gestores públicos tomarem decisões planejadas para mitigar os efeitos da pandemia.”, destacou João Ricardo Silva, analista de planejamento do IBGE.

Em caso de dúvidas sobre o contato recebido, para confirmar se a ligação telefônica é mesmo do IBGE, o Instituto orienta ligar para os seguintes números: (098) 98338-5665 e 98420-0710. Ou enviar e-mail para antonio.galvao@ibge.gov.br ou thaianne.costa@ibge.gov.br. Ou, ainda, acessar  https://respondendo.ibge.gov.br/ (inclusive do celular) e verificar a identidade da pessoa que entrou em contato.

IPCA

No caso do IPCA, que mede a inflação oficial do país, a coleta será feita manualmente pela internet, para os mesmos produtos, marcas, modelos e formas de comercialização. A substituição da coleta presencial pela coleta manual online abrangerá os subitens pertencentes aos grupos de alimentação e bebidas no domicílio, produtos de higiene pessoal e limpeza, artigos de residência, vestuários masculino e feminino, alimentação fora do domicílio (bares e restaurantes).

As amostras dos locais de compra já contemplavam a coleta de preços tanto no comércio "online", como em "lojas físicas" do varejo, para eletroeletrônicos (computadores, celulares, TVs etc), bens duráveis em geral (geladeiras máquinas de lavar roupas etc), livros, revistas, artigos de papelaria, jornais etc. Nesses casos, a coleta também será exclusivamente pela internet, efetivada manualmente pelos pesquisadores, em todas as áreas da pesquisa. Como o IBGE já divulgou, preços de passagens aéreas e transporte por aplicativo continuam a ser coletados por webscraping.

Toda e qualquer opção ou possibilidade concernente a novos métodos alternativos de coleta de preços serão, previamente, testados e validados pelo corpo técnico qualificado do IBGE, de acordo com as melhores recomendações metodológicas, com o objetivo de assegurar a preservação da continuidade da série histórica dos índices de inflação.

Censo 2021

Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

A decisão leva em consideração a natureza de coleta do Censo, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional. Considera, também, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho.

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

Informação: IBGE 

0 comentários:

Postar um comentário