segunda-feira, 30 de março de 2020
Meio ambiente e saúde andam juntos. Por isso, este é um período que todos precisam ficar em casa, principalmente, porque irá proteger não apenas as nossas famílias, mas ajudará diminuir o risco de quem precisa sair para trabalhar e se expôr ao contágio do vírus Covid-19.

Para manter os serviços essenciais funcionando, muitas categorias de profissionais estão nas ruas, garantindo a prestação desses serviços fundamentais. Os trabalhadores da limpeza urbana são parte desses profissionais que desempenham atividades. Para isso, precisamos tomar todos os cuidados para não prejudicá-los. 

Durante este período a boa informação é fundamental. Hayane Araújo, Superintendente de Gestão de Resíduos da SEMA, aborda algumas formas que podem ajudar a prevenir o contágio pelo Covid-19, como por exemplo, a forma de embalar os materiais recicláveis antes de descartá-los: “Via de regra, a separação já deve ser por tipo de resíduo. Plástico, papelão, alumínio e o vidro devem ser organizados separadamente. Nesse caso, estes são os materiais que dão para higienizar: o vidro, o alumínio e os plásticos. O ideal é que eles sejam higienizados, lavados e colocados de cabeça para baixo facilitando o escorrimento da água (para evitar a proliferação do mosquito da dengue). Devem ser higienizados por dentro e por fora, de acordo com as  atuais determinações de limpeza e higiene do Covid-19”, informou a superintendente.

Com o papelão o cuidado deve ser redobrado, já que não há a possibilidade de lavá-los, de acordo com a superintendente. “O problema é que os resíduos como papelão, de acordo com o Ministério da Saúde, pode manter o vírus até três dias. E não há como higienizar, não tem como você lavar o papelão. O que se tem a fazer, nesse caso, são os coletores utilizarem EPIs, mais do que nunca. Nesse momento, o importante são os catadores fazerem uso de EPIs (as luvas, a máscara, a touca para evitar o contato e álcool em gel) e para cada vez que recolherem esse material realizarem a troca. É importante que essa troca de material dos EPIs se dê com frequência”, pontuou Hayane. Já caixas de leite, cujo material interno é alumínio, podem ser enxaguados e a caixa, por possuir revestimento plástico, pode receber uma lavagem rápida.

A supervisora ainda enfatiza o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por parte tanto dos coletores, como dos catadores: “Se houvesse a garantia de que a dona de casa, o condomínio, enfim, a população estivesse higienizando os materiais recicláveis para poder deixar nos ecopontos ou na entrega da coleta seletiva, seria mais fácil. Mas, não sabemos se, de fato, estão fazendo isso. Então, a segurança está no uso dos EPIs”, destacou.

Caso esteja embalando os materiais que serão descartados de forma separada (plástico em um saco, vidro em outro etc), para serem buscados pela coleta seletiva em casa, ou entregar nos ecopontos, é importante realizar alguns procedimentos:

  • Embale bem vidros quebrados e objetos cortantes antes de fazer o descarte;
  • Use sacos resistentes para evitar que se rompam;
  • Não jogue no lixo comum aparelhos eletrônicos, remédios, seringas ou materiais tóxicos;
  • Se puder, corte o papelão e coloque em sacos, bem vedados e;
  • Lave as embalagens de plástico, vidro e alumínio por dentro e por fora, antes do descarte.

Hayane Araujo também enfatiza o uso das proteções por pessoas que já foram diagnosticadas com o Covid-19, para evitar a contaminação dos resíduos recicláveis. “A pessoa que está com o Covid-19, ao fazer a separação do seu resíduo reciclável, deve estar usando luva e máscara, para evitar que a saliva possa contaminar o material. E os materiais que puderem ser higienizado que sejam com água e sabão”, afirmou a superintendente.

Cuide de quem está na rua por você. Os trabalhadores da limpeza urbana, que todos os dias estão nas ruas para que você fique em casa, merecem respeito, reconhecimento e cuidado. Consulte a prefeitura de seu município para saber se sua cidade realiza coleta seletiva e como são realizadas e/ou se possui ecoponto.


Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário