quarta-feira, 4 de março de 2020

Muitos objetos utilizados em situações do dia-a-dia que aparentemente não oferecem perigo, são os principais causadores de acidentes domésticos. Entre eles, pode-se listar o uso de brinquedos; tomadas desprotegidas; contato com fogo e botijões de gás, podendo causar incêndios ou vazamentos; piso molhado; quinas desprotegidas; manuseio de facas ou objetos cortantes de forma inadequada; objetos pesados em grandes alturas e até mesmo a falta de iluminação adequada.

Os principais acidentes domésticos relatados são: queda acidental, choque contra objeto/pessoa, ferimento por objeto perfuro cortante, queda de objeto sobre pessoa, queimadura acidental, intoxicação e sufocação/engasgamento. Infelizmente, mesmo com medidas de segurança, de acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, os acidentes domésticos representam 39,8% dos atendimentos médicos realizados no país. Atendimentos por queda acidental e queimadura acidental registram números elevados em comparação a outros tipos de acidentes domésticos.

Logo, além de serem tomadas medidas de segurança para que esses acidentes não aconteçam, é necessário que após o acidente, evite-se o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra. É de grande importância possuir noções de primeiros socorros para o atendimento de urgência e emergência, buscando auxiliar o próximo, até que profissionais da área realizem o devido socorro.

O instrutor do Senac no Maranhão, Elenilson de Jesus, destaca a necessidade em prestar primeiros socorros logo após a ocorrência do acidente. “Esses cuidados são primordiais para a manutenção da vida, pois é através dessas práticas que conseguimos manter os sinais vitais da vítima e impedir que ela tenha seu estado de saúde agravado”, ressalta.

Entendendo a necessidade de a população estar preparada para eventuais situações, o Senac oferta o curso de Primeiros Socorros, que tem como objetivo desenvolver conhecimentos e habilidades para prestar um atendimento inicial a vítimas de acidentes e agravos à saúde. É destinado a profissionais da área da saúde e demais pessoas interessadas. O curso apresenta ao aluno questões sobre o papel do socorrista, os princípios de atendimento de emergência e técnicas de transporte de vítima, além de técnicas para prestar primeiros socorros em desmaios, vertigens, intoxicações e envenenamentos, picadas de animais peçonhentos, fraturas, parada cardiorrespiratória, ferimentos, queimaduras, afogamentos, choque elétrico, entre outros acidentes.

Os interessados em realizar o curso devem ter a idade mínima de 18 anos e ter o ensino médio completo. A carga horária do curso é de 20h.

Informação: Senac 

0 comentários:

Postar um comentário