terça-feira, 24 de março de 2020
Todas as empresas que trabalhamos diretamente (mas sem vínculo empregatício) cancelaram todos os tipos de eventos, viagens, serviços e contato com pessoas. Meu trabalho está afetado e não há turistas que queiram (nem podem) viajar devido ao medo e a medidas governamentais.

Como Guias de Turismo, tendemos a não ter empregos estáveis, mas aprendemos a economizar todas as moedas, porque não se sabe quando será o próximo tour. E aqui no Maranhão nós temos uma sazonalidade q nos obriga a administrar a baixa temporada com uma reserva que guardamos na alta temporada (fato esse q nem todos os guias conseguem). E a preocupação maior é que a baixa temporada encerra em abril assim como nossas economias, pois em maio já começaria alta temporada e assim conseguiríamos mais uma vez nos manter firme. Porém a Pandemia afetou o turismo, assim como vários outros setores. Então como vamos sobreviver a partir de maio???? Até agora nenhuma previsão de cura. Serviços sendo cancelados e garantias de nada nós temos.

Sou MEI pago INSS e a resposta deles é: "não temos até o momento nenhum tipo de benefício para está Pandemia"

Os guias de turismo geralmente, não contratam outros benefícios, não há seguro de saúde, sem mencionar um bônus de natal ou uma pensão do governo. Não temos nenhum amparo.

Fico pensando na possibilidade de mudança de profissão e deixar de fazer o que amo e faço com amor, por não ter apoio federal e nem governamental.

Mas mesmo assim me preocupo com o futuro de todos, agentes de viagens, rede hoteleira, guias de Turismo, bares e restaurantes, motoristas de transportes alternativos e de turismo, entre outros profissionais do trade.

O que será de nós nós próximo meses???

Zildenice Barros - Guia de Turismo há 18 anos no mercado

0 comentários:

Postar um comentário