domingo, 22 de março de 2020
Mais de 27 mil internautas acompanham a live de estreia do projeto Conexão Cultural, medida adotada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), para reduzir os efeitos da crise do coronavírus na economia da cultura e entre a classe artística maranhense. 

A primeira edição do projeto inovador foi encabeçada pela trupe do espetáculo de humor “Pão com Ovo” e pelo pagode do Grupo Argumento. Padrinhos da iniciativa, eles dispensaram o cachê em apoio à causa. 

“Vivemos um momento diferente. A gente ficou bem honrado com o convite. Nós não vamos concorrer no edital e doamos o cachê aos artistas que mais precisam”, disse o ator e diretor da peça Pão com Ovo, César Boaes. 

O espetáculo encenado pela Santa Ignorância Cia de Artes levou toda a irreverência das personagens Clarisse Milhomem e Dijé para milhares de maranhenses que enfrentam em isolamento social a pandemia mundial do novo coronavírus, medida recomendada por pesquisadores de todo o mundo para conter a curva de crescimento da Covid-19.  

Boaes conta que, apesar de já estarem acostumados com apresentações ao vivo via Internet, o espetáculo em tempo de pandemia teve um significado diferenciado. 

“Foi muito divertido e prazeroso porque nós estávamos preocupados em levar alegria para as pessoas nesse momento tão importante em que elas precisam tanto disso. Foi muito bacana ter feito, foi emocionante”, diz o artista. 

O ator elogiou a iniciativa e falou da importância do papel dos artistas para o bem estar da sociedade. 

“O projeto tá de parabéns. Os artistas precisam muito desse recurso para poder aliviar a questão financeira nesse momento. São artistas que fazem parte dessa cadeia criativa que vai tornando a vida mais alegre”, pontua. 

César Boas também mandou um recado de esperança para os maranhenses nesse momento tão delicado para saúde pública mundial.     

“O humor e a arte são válvulas de escape. A gente não pode entrar nessa depressão. É uma coisa surreal o que tá acontecendo. É um momento que, se a gente não tiver controle, fica desesperador e a arte mais uma vez vem mostrar que ela deixa a vida mais feliz”, frisa. 

Para o vocalista do grupo Argumento, Victor Hugo, o bom público na live de estreia do projeto mostra o poder que a música tem para levar alegria em um momento de turbulência. Ele conta que a Conexão Cultural vem recebendo elogios de artistas de todo o país.   

“Essa iniciativa já tem um alcance até nacional tamanha a importância em um momento delicado como esse. As pessoas buscaram na música exatamente o que a gente gosta de passar através dela, que é a alegria. Esse problema que apareceu surgiu para mostrar que nós precisarmos todos uns dos outros e mostrar que juntos a gente consegue”, avalia o músico.

Como participar?

As inscrições no edital do projeto Conexão Cultural são gratuitas e abertas para todo o estado, e poderão ser realizadas online, pela internet, até o dia 24 de março de 2020 nos seguintes links:

Inscrição Pessoa Física – https://forms.gle/fMwKs1Lxkbra6d6K7
Inscrição Pessoa Jurídica – https://forms.gle/p67uUQoumFznP3756

Todas as apresentações serão disponibilizadas diariamente, a partir do dia 28/03, por meio de transmissão ao vivo pela internet (lives) nas redes sociais do Governo do Maranhão e da Secretaria de Cultura. O conteúdo irá ao ar durante 25 dias ininterruptos, com 4 apresentações por dia. 

Podem participar artistas ou expressões culturais de todos os gêneros e estilos.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário