segunda-feira, 2 de março de 2020
Movimento organizado pelo Sebrae e parceiros vai unir, de 14 a 22 de novembro, eventos simultâneos de inovação, conhecimento, cultura, turismo e economia criativa, gerando conexão e crescimento da cidade e com novos mercados e potencialidades.

São Luís - Um movimento plural e transformador, feito por e para a cidade de São Luís, organizado pelo Sebrae e vários parceiros da iniciativa privada, setor público e dos ecossistemas de economia criativa, cultura e turismo pretende literalmente ‘sacudir’ a cidade de São Luís, capital maranhense, no período de 14 a 22 de novembro.

Batizada como Mobiliza SLZ, a iniciativa é inspirada no Floripa Conecta, realizado em Florianópolis/SC, cuja inspiração é o South By Southwest (SXSW), evento que faz da cidade de Austin (Texas/EUA), no mês de março, o epicentro de festivais de inovação e tecnologia, música e cinema, arte e negócios.

“O Mobiliza SLZ será uma espécie de ‘guarda-chuva’, concentrando, em princípio, 20 eventos simultâneos, segmentados, que aconteceriam de forma dispersa durante este ano e que, realizados juntos, tem capacidade para atrair um volume maior de pessoas, unindo os segmentos de economia criativa, cultura e turismo. Se levarmos em conta o interesse de parceiros nesta etapa de organização da programação, esse número de eventos pode duplicar”, acredita o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho de Andrade.

A curadora estadual da iniciativa, Daniele Abreu, que também é gestora de projetos de Economia Criativa no Sebrae-MA, conta que desde que iniciou as articulações com parceiros, o número de eventos agregados só tem aumentado. “Trabalhamos com um limite de programação em função dos espaços e da logística de organização. Mas, a cada etapa de articulação de parcerias estão surgindo novos eventos, novas ideias que estamos trabalhando para agregar neste movimento que é uma ação inédita na cidade”, explica a gestora.

Entre os destaques da programação já planejada até o momento, estão incluídos eventos já consolidados e outros que despontam na cena cultural da cidade como Maranhão na Tela (cinema), Festival BR 135 (música), Matsuri (cultura pop e geek), Oficina Traços (artes visuais), Oficina Aquarela(artes visuais), Cores da Vila (negócio de impacto social), Emaranhartes (feira de artesanato e produtos criativas), Lição de Moda (evento de moda e fashion business), Feira do Empreendedor (negócios, capacitação, conhecimento e inovação), Feira de Desenhistas (artes plásticas), Festival de Cervejas Artesanais e Food Trucks (negócios ligados ao ramos de alimentos e bebidas), 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções e Festival Gastronômico, dentre outros.

Economia Criativa: eixo aglutinador com potencial evidente

Dono de uma cultura rica e singular, de vocações evidentes para o turismo e de um ecossistema de economia criativa que tem mostrado força nos últimos anos, o Maranhão tem potencialidades que podem assumir centralidade no processo de desenvolvimento econômico, daí a importância do Mobiliza SLZ como catalisador de oportunidades.

O entendimento é que neste momento de recuperação econômica e mesmo na fase precedente de crise, o desempenho da economia mostra-se encorajador, sinalizando que os segmentos organizados nesse nicho (como música, arte visuais e design), por exemplo, sigam prosperando, promovendo uma sinergia entre cultura, tecnologia, negócios, empresas e inovação.

“Estamos trabalhando o Mobiliza SLZ pautado na valorização do coletivo, em um formato flexível, criativo e disruptivo, trabalhando a conexão da cidade de São Luís com esses novos mercados, além de mobilizar o melhor da nossa cultura, turismo e da economia criativa como impulso para negócios. O Mobiliza também pretende ser um espaço para estimular a percepção das nossas potencialidades de forma mais ampla e sinérgica possível. A ideia é gerar um legado e articulações que envolvam inovação, tecnologia e possibilitem que o turismo e a cultura caminhem junto com a economia criativa, tendo como base os diversos ativos criativos que dispomos e que tem capacidade para alavancar crescimento e desenvolvimento econômico sustentável”, avalia o diretor Mauro Borralho.

“Estamos articulando uma série de iniciativas e parceiros que enxergam na economia criativa e na inovação caminhos de transformação não só econômica, mas também social na cidade. Os eventos deverão se concentrar em um perímetro que abrange o Centro Histórico, Complexo Multicenter Eventos e Negócios e a Avenida Litorânea, mas estamos buscando formas de ampliar esse raio de abrangência, mobilizando a cidade como um todo. Desejamos estimular a mistura de segmentos, potencializar oportunidades de desenvolvimento e sobretudo ampliar as conexões com a população que aqui vive, com os empreendedores locais”, completa Borralho.

Até o final do primeiro semestre, o Sebrae e parceiros deverão lançar o Mobiliza SLZ em São Paulo, Brasília e Belém. São parceiros da iniciativa até o momento o Festival BR 135, Criolina Produções, Cozinha Ancestral, Matsuri Produções, AMEI – Associação Maranhense de Escritores Independentes, Rosi Aquarelas, Mil Ciclos, Abrasel, Sobre o Tatame e Waldeir Brito Produções.

Informação: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário