terça-feira, 17 de março de 2020
Serviço, implementado pelo prefeito Edivaldo e que entrou em funcionamento na segunda-feira (16), reforça a política de gestão de resíduos no município, uma das mais destacadas do Nordeste


A população já está usando os serviços de coleta seletiva domiciliar por agendamento criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e lançado na última segunda-feira (16). A iniciativa integra uma gama de ações estratégicas voltadas para o fortalecimento da política de gestão de resíduos no município de São Luís, coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU). A coleta é gratuita e pode ser agendada pelo número (98) 99188-9990 (WhatsApp). 

Nesta terça-feira (17), foram atendidas as primeiras solicitações. O Comitê Gestor administra o agendamento e programa para até 72 horas a execução da coleta, em caminhões devidamente adaptados para este tipo de tarefa. Uma das primeiras pessoas a serem atendidas pelo serviço foi a professora da rede municipal da prefeitura de São Luís, Melcka Yulle Conceição Ramos, que mora no Residencial João Alberto e leciona na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Santa Clara Infantil. Ela soube do serviço pelas redes sociais do município.

A professora acionou o serviço porque tinha uma pilha de papéis, livros e apostilas em desuso, por estarem desatualizados, que precisavam ser descartados, mas não sabia como proceder. “Descobri o serviço por uma postagem da Prefeitura no Instagram. Anotei o número do aplicativo WhatsApp para agendar a coleta e deu tudo certo. São livros com o contudo educacional defasado, por isto a necessidade de descarte”, disse Melcka Ramos, auxiliada pelo seu irmão, Airton, na entrega do material do serviço de coleta.


Lecionando para crianças na faixa etária de 3 anos, na Educação Infantil, há cerca de sete meses, a professora disse que as suas colegas docentes aprovaram a iniciativa da Prefeitura e também já estão separando material para descarte e espalhando a notícia entre pais e mães de alunos. “Eu não tinha condições de levar todo este material para algum ponto de coleta, pois os livros são muito pesados e teria um gasto com transporte. Portanto, este serviço chegou na hora certa para a gente”, acrescentou.

No serviço de coleta seletiva domiciliar por agendamento, cada cidadão poderá separar um volume de resíduos equivalente a até 100 litros de materiais como plásticos, papelão, embalagens tetrapak, vidros e papel, ou seja, resíduos secos, limpos e segregados, agendando a coleta. 

INOVAÇÃO


A implantação do serviço de coleta seletiva domiciliar por agendamento promovido pelo prefeito Edivaldo marca mais um passo importante em sua gestão no sentido da modernização da política de gerenciamento de resíduos sólidos.  Este trabalho vem, ao longo dos anos, acumulando avanços e desenvolvendo diversas estratégicas como o fechamento dos antigos lixões, construção de Ecopontos e galpões de triagem, além de campanhas educativas nas comunidades e escolas.


Quem desejar contribuir com a coleta seletiva pode, também, se dirigir a qualquer um dos 18 Ecopontos em funcionamento na capital. Estes locais estão preparados para recebimento de materiais inservíveis como eletrodomésticos e móveis usados, entulhos de construção, vidros, garrafas pet e material reciclável em geral. Há também campanhas educativas nas comunidades e escolas.

Como resultado da profissionalização da gestão de resíduos sólidos implantada em São Luís na gestão do prefeito Edivaldo, atualmente, a cidade ocupa o primeiro lugar no ranking das capitais do Nordeste que mais reciclam o lixo coletado. Os dados constam no último levantamento divulgado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Os Ecopontos que já estão em funcionamento em São Luís já receberam mais de 36 milhões de quilos de materiais recicláveis e resíduos volumosos. Em 2013, a Taxa de Recuperação de Recicláveis de São Luís, conforme o SNIS, era de 0,12%. Em 2017, ano de referência do último SNIS, este índice já era 2,34%. Este crescimento foi impulsionado pela implantação dos Ecopontos a partir de 2016. Em 2017, a cidade encerrou o ano com oito Ecopontos em funcionamento. Hoje, São Luís é destaque nacional quando o assunto é política de gerenciamento de resíduos e uma das capitais do Nordeste com maior taxa de recuperação de materiais recicláveis. Saiu de 0,46% para os atuais 5,44%.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário