terça-feira, 28 de abril de 2020

Em tempos de combate a Covid-19, é especialmente importante não abrir mão do cuidado com uma boa alimentação. Isso quer dizer que o cardápio deve ser balanceado e nutritivo.

Fora isso, uma rotina de exercícios físicos, bom sono e manutenção de laços afetivos estão entre as recomendações, dos especialistas da Bioclínica, um dos mais conceituados espaços de saúde do Maranhão, na Av. dos Holandeses.

Comandada pela empresária Cris Targino, que também é agrônoma, tricologista, aromaterapeuta, personal zen, fitoterapeuta e terapeuta floral; a Bioclínica e sua equipe têm muitas opções para seus clientes encarar mais fortalecidos essa pandemia. E o ponto de partida, é cuidar da imunidade e do bem estar.

Segundo a nutricionista Sarah Guerra, é crucial investir em uma alimentação variada, fonte de minerais, vitaminas e antioxidantes que atuam em prol do fortalecimento do nosso sistema imunológico e da saúde.

Por isso, ela listou alguns alimentos que devemos incluir na rotina diária, que devem possuir uma boa concentração de Vitamina C, A, D, e do complexo B; além de minerais como Zinco, Selênio, Magnésio e antioxidantes como os polifenóis, flavonóides, carotenoides e os fitoterápicos. Seguem eles:

⁃ Frutas: maçã, uvas, laranja, limão, acerola, tomate

⁃ Legumes: alho, abóbora, beterraba, cenoura.

⁃ Cereais: arroz integral, sementes de girassol, aveia.

⁃ Oleaginosas: castanhas do Pará e de caju

⁃ Óleos: de coco, azeite de Oliva, de peixe.

⁃ Temperos e Especiarias: cúrcuma/açafrão, alecrim, manjericão.

⁃ Bebidas: vinho tinto seco

⁃ Proteínas: gema de ovo, atum, salmão, peixes de água doce.

Cada um desses alimentos, segundo a nutricionista, possui em sua composição boa concentração dos nutrientes citados que lhe confere a capacidade de combate aos radicais livres e fortalecimento do sistema imunológico.

Já Cris Targino, cita também as ervas medicinais, fitoterápicos e chás, a exemplo de gengibre, melissa oficinallis, extrato de equinácea e ipê, arnica e erva cidreira. Mas observa que o uso plantas medicinais, devem ser prescrita por um profissional habilitado, pois “elas possuem indicação e interações medicamentosas”.

Informação: Blog do Ned 

0 comentários:

Postar um comentário