quinta-feira, 2 de abril de 2020

Em videoconferência com o vice-presidente Hamilton Mourão, o governador Flávio Dino defendeu a retomada do Fundo Amazônia para auxiliar os estados da Amazônia Legal na prevenção às queimadas. 

“Podemos enfrentar uma tempestade perfeita: o apogeu do coronavírus, iniciando logo em seguida o período de estiagem e queimadas na Amazônia. Temos que evitar isso com prontidão”, apontou o governador. 

Na visão do governador Flávio Dino, o fundo pode auxiliar na aquisição de equipamentos de combate aos incêndios florestais, além de financiar políticas públicas para as populações vulneráveis da região.

Segundo Mourão, a Alemanha, que aporta 20% dos recursos do Fundo Amazônia, está disposta a descongelar o subsídio. “A Alemanha está pronta para liberar esse recurso”, disse. 

A reunião, provocada pela vice-presidência da República, apresentou aos governadores da Amazônia Legal a estruturação e as estratégias do Conselho Nacional da Amazônia, presidido por Mourão, mas o combate ao Covid-19 no país acabou entrando na pauta.

O governador Flávio Dino defendeu ainda a melhor organização das políticas de combate ao Covid-19 no país, para um enfrentamento da doença. “É muito importante a existência de padrões nacionais para minimizar polêmicas e dar segurança jurídica”, defendeu.

Defesa da Amazônia

Entre as propostas apresentadas pelo Conselho para a defesa da Amazônia, está o uso da Força Nacional para reforçar o patrulhamento da região. Para o governador Flávio Dino, a medida pode ser aprimorada com a criação de equipe exclusiva e permanente. 

“O modelo da Força Nacional foi criado como algo transitório, e acabou se tornando perene. Ela é uma cessão dos policiais e bombeiros dos estados para integrar um corpo transitório sob o comando do Ministério da Justiça. A questão da Amazônia demanda algo a mais, além da presença do Exército e da Polícia Federal”, pontuou Flávio Dino. 

O governador Flávio Dino defendeu ainda o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e a regularização fundiária eficientes na região. “É uma questão que envolve todos os estados e é extremamente importante, com especificidades muito próprias do solo amazônico, que não se estendem a outros estados do Brasil. Precisamos da atualização do ZEE da Amazônia Legal”, assegurou.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário