quarta-feira, 1 de abril de 2020
Sebrae disponibiliza ferramentas online para o empreendedor aproveitar na gestão de sua empresa e reduzir os impactos da crise.


Apesar das incertezas com a paralisação da maioria das atividades econômicas, em decorrência da pandemia provocada pelo novo Coronavírus no país, muito pode ser feito por quem não deixa o espírito empreendedor ser abatido pelas circunstâncias. Pensando em proporcionar capacitação, orientação e muita informação aos donos de pequenos negócios, o Sebrae disponibiliza soluções online que podem melhorar a gestão e a competitividade do segmento no pós-crise.

Durante o período de isolamento, o tempo tem sido um aliado importante para a capacitação – tanto para quem tem um negócio (formalizado ou não), quanto para quem pensa em montar um.  No portal sebrae.com.br, por exemplo, o empreendedor pode encontrar conteúdos e dicas específicas para este momento de crise, assim como material relativo a segmentos e atividades econômicas diversas; cursos online, e-books e jogos empreendedores gratuitos que ajudam na gestão empresarial. A instituição disponibiliza, ainda, soluções que ensinam a fazer desde o plano de negócio até comparações de mercado para saber se a empresa vai bem ou não. 

Uma dessas ferramentas é o “Raio X Empresarial” que permite ao dono de pequeno negócio – incluindo empreendedor individual e produtor rural, a fazer um diagnóstico da situação atual da sua empresa e receber avaliação imediata dos pontos que merecem atenção e que precisam de intervenção. O empresário terá que responder, de forma simples e objetiva, a 78 questões de múltipla escolha, estruturadas em cinco áreas – Finanças, Planejamento, Marketing, Inovação e Gestão de Pessoas, além de 17 subáreas do negócio. A solução é acessada pelo raiox.sebraego.com.br.

Com a solução “Em Conta”, o empresário consegue comparar os melhores bancos para abrir conta jurídica, assim como tem dados para achar a melhor máquina de cartão, comparar valor de escritórios de contabilidade e sistemas de gestão. Nesse período de crise e diminuição de custos, ter essa ferramenta é essencial. Acesse pelo emconta.sebrae.com.br

Outra ferramenta digital interessante e que está a um clique do empresário é a “Compare-se”.  Por ela, se pode fazer comparações de mercado com outras empresas do mesmo ramo de atuação e mais: conhecer o desempenho real do negócio e fazer simulações para entender como melhorar sempre. O seu faturamento está abaixo dos seus concorrentes? Você está pagando um preço justo pelo seu aluguel? E como está o lucro da sua empresa? Será que daria para você pagar menos impostos? Acesse o “Compare-se” pelo link bit.ly/2UuB2MK.

Cursos online, e-books e jogos

Durante a quarentena, uma das soluções mais buscadas pelos empreendedores estão sendo os cursos online gratuitos, acessados pelo portal sebrae.com.br. Na seção Cursos Online, estão disponíveis o de Gestão Financeira, Boas Práticas nos Serviços de Alimentação, Como Vender pela Internet, Marketing Digital para o Empreendedor e Como Captar Recursos para o seu Negócio. O Sebrae disponibiliza o certificado digital com verificação de autenticidade.

Quanto aos e-books e jogos empreendedores, também acessados pelo portal sebrae.com.br, os conteúdos são os mais diversos, abrangendo inúmeras áreas importantes dentro do negócio, levando conhecimento e proporcionando insights aos empresários e aos que pensam em abrir uma empresa.  

“O Sebrae está atento às necessidades dos empreendedores maranhenses, inclusive nesse contexto de pandemia, onde a apreensão toma conta de todo e qualquer dono de negócio – dos pequenos aos grandes. Por isso, todo o nosso corpo técnico está trabalhando, remotamente, na missão de orientar, apresentar soluções inovadoras, dar dicas de gestão em tempo de crise, prestar consultorias financeiras, trabalhistas e em muitas áreas de interesse do empreendedor. Nos colocamos no papel de instituição que tem expertise no segmento dos pequenos negócios e que faz valer toda a confiança que nos é dada pelos nossos clientes e parceiros, porque o que queremos é a sustentabilidade dos empreendimentos do nosso estado”, destaca a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Rachel Jordão.

Parcerias lucrativas e Canvas

O Sebrae colocou no ar uma ferramenta onde o empreender tem à sua disposição inúmeros serviços, profissionais e produtos para o seu empreendimento fechar parcerias lucrativas, crescer e acontecer. Com o Mercado Azul também é permitido aos empresários anunciarem produtos e serviços a custo zero e sem burocracia, facilitando o contato do consumidor com fornecedores via redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram e Linkedin), além da comunicação por telefone.  O canal é acessado pelo mercadoazul.sebrae.com.br.

Já para quem quer criar um modelo de negócio inovador ou verificar se cada um dos pilares da empresa está recebendo a devida atenção para posterior ajustes, o Sebrae disponibiliza o Assistente Digital Canvas que, de maneira simples e efetiva, viabiliza uma ferramenta estratégica de gestão que pode ajudar a identificar e aprimorar quatro principais áreas da empresa: atendimento ao cliente, oferta de produtos e/ou serviços, infraestrutura e viabilidade financeira. Acesse a solução embit.ly/2UydEhf.

Plano de Negócio Online

Quem sempre pensou em ter um negócio próprio, a quarentena é uma oportunidade para analisar essa ideia e verificar sua viabilidade com ferramentas digitais específicas do Sebrae. Dá até para elaborar um plano de negócio, com um passo a passo didático, sem custos, de maneira rápida e muito bem estruturado. Basta acessar bit.ly/2X2pGRJ.

Com o Plano de Negócio, o potencial empreendedor terá à mão um instrumento eficiente para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes que deverá ter para prosseguir em sua jornada pelo universo do empreendedorismo, verificando se a sua ideia de negócio é viável, reduzindo riscos e incertezas e identificando pontos fortes e fracos do seu futuro empreendimento.

Importante lembrar que o atendimento presencial do Sebrae em todo o país está sendo realizado pelas plataformas e canais digitais. No Maranhão, a instituição segue a orientação das autoridades de saúde do Estado e mantém o atendimento presencial suspenso, até serem revistas as medidas sanitárias de distanciamento social e a população esteja liberada para realizar suas atividades sem restrições. Durante esse período, o cliente recebe atendimento pelo portal sebrae.com.br, onde encontra o canal Fale com Especialista. Caso queira uma consultoria online, que são totalmente gratuitas, basta agendar um horário pela central 0800 570 0800 ou pelo WhatsApp 99991 2335.

Informação: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário